5 Bons Hábitos Para Prevenir A Osteoporose

À osteoporose se caracteriza por uma alteração no volume e na qualidade da mineralização óssea; causa uma relativa fragilidade no esqueleto, o que aumenta o risco de fraturas vertebrais e dos quadris. De acordo com o Sistema Nacional de Saúde, no México 17% das mulheres acima de 50 anos sofrem osteoporose. Estima-se que 1 em cada 12 mulheres e 1 em cada 20 homens terão uma fratura de quadril após os 50 anos, mas como prevenir a osteoporose? Neste artigo para Saúde Dicas, o Hospital Anjos no México nos recomendam 5 hábitos para ajudar a prevenir a osteoporose.

Os fatores de risco são o gênero (é mais comum nas mulheres), o uso de esteroides, a menopausa, os desequilíbrios hormonais, e uma alimentação escassa quanto a frutas e verduras, entre outros.

O Centro Nacional de Recursos de Doenças Ósseas Relacionadas e Osteoporose dos Estados Unidos detalha que a osteoporose pode ser prevenida ao adotar estes hábitos:

5 Bons Hábitos Para Prevenir a Osteoporose

1. Faça exercício. Está confirmado que se você fizer 30 minutos de exercícios de resistência, como carregar halteres ou realizar aeróbicos, você aumenta em até 5% sua massa óssea.

2. Consuma cálcio. Ao ingerir diariamente quatro porções de produtos lácteos como queijo, nata ou leite, você terá o cálcio, proteínas e minerais necessários para estimular o desenvolvimento da estrutura óssea, de acordo com a Sociedade Espanhola de Reumatologia.

Embora por muitos anos tenha-se acreditado que a principal fonte de cálcio são os lácteos, a ciência confirmou que você também pode adquiri-lo através das verduras, como couve, brócolis e espinafre, ou frutas como laranjas.

Leia também: "O Cálcio e a Vitamina D: Fundamentais Contra a Osteoporose".

3. Tome sol. A exposição ao sol por 20 minutos três vezes por semana (com as medidas adequadas de proteção solar) ajuda o corpo a sintetizar melhor a vitamina D, que é vital para a saúde dos seus ossos.

4. Deixe de fumar. Uma de cada oito fraturas nas mulheres está relacionada ao tabagismo. As pessoas mais velhas que fumam têm até 50% maior risco de sofrer uma lesão no quadril.

5. Evite o consumo de álcool. Aqueles que o ingerem de forma frequente são mais propensos à descalcificação e as fraturas ósseas; não têm uma correta alimentação e correm o risco de sofrer mais quedas.

Os principais estudos para detectar a osteoporose são a densitometria óssea, que pode ser realizada a partir dos 30 anos, assim como o teste de composição corporal, a tomografia axial computadorizada e o ultrassom.

Se você tem antecedentes familiares de osteoporose ou osteopenia, o ideal é que realize uma densitometria óssea antes dos 30 anos.

Para mais informações complementares, recomendamos a leitura do artigo "Osteoporose Alimentação – Dieta Para a Osteoporose".

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