Enquanto a maioria das pessoas luta para se manter em forma e perder peso, existe outras que não conseguem engordar nem um grama, apesar de se esforçarem para comer tudo. Se você é alguém que não consegue ganhar peso e isso se tornou realmente um problema para você, aqui estão algumas recomendações para que você consiga o seu objetivo sem colocar em risco sua saúde.

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Muitas pessoas associam ser extremamente magro com falta de saúde, porque existem doenças que causam perda de peso. No entanto, isso não tem porque ser um problema, a menos que o sistema de defesa do corpo se encontre debilitado.

Nesses casos, as pessoas têm mais possibilidades de sofrer infecções, de ter complicações no caso de precisar de uma cirurgia, e de não poder se recuperar de uma doença com a mesma velocidade que as pessoas cujo sistema imunológico funciona de forma eficiente. Além disso, as pessoas que são extremamente magras tendem a ter pouca massa muscular e a composição do cabelo, dos dentes e da pele não é a ideal. Também podem ter problemas com a capacidade do seu corpo para regular os hormônios e para proteger a saúde dos seus ossos. No caso particular das mulheres, até é possível que deixem de menstruar.

9 Dicas Para Ganhar Peso de Forma Saudável

Por que é difícil para algumas pessoas ganhar peso? As razões, neste caso, também são variadas. Às vezes é uma questão de genética. Outras vezes, existem aqueles que não podem engordar por falta de apetite ou alterações no metabolismo. Além disso, alguns perdem massa muscular mais rápido devido a outros fatores como doença (por exemplo, diabetes, pode fazer você perder peso), dor crônica, depressão, estresse e o efeito de algumas drogas.

Todas essas condições de saúde podem ser uma razão para que a pessoa precise ou queira ganhar peso. Outras razões podem ser a necessidade de ter energia para fazer um esporte específico, o desejo de desenvolver músculos ou simplesmente tentar melhorar a aparência.

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Em todos estes casos, se o que você quer é ganhar peso, é importante que o faça de uma forma saudável. Não é uma questão de sentar e comer qualquer coisa "que engorde", mas de selecionar os produtos mais nutritivos que te permitam desenvolver massa muscular sem colocar em risco sua saúde.

Dicas para ganhar peso de forma saudável:

1. Comer a cada três horas e tentar incluir uma variedade de nutrientes cada vez que o fizer, mesmo quando se trata de lanches entre as refeições. Lembre-se de sempre incluir proteínas, carboidratos e gorduras. Por exemplo: iogurte com frutas e biscoitos com manteiga de amendoim.

2. Consuma calorias de fontes apropriadas. As gorduras são as que mais calorias fornecem, mas você deve ter cuidado de que não sejam gorduras saturadas, para evitar que seja elevado o seu nível de colesterol. Escolha gorduras de origem vegetal, como nozes e amêndoas, azeite de oliva, abacate, azeitonas, peixe e outros alimentos ricos em calorias, vitaminas e minerais em vez de produtos com muita gordura ou açúcar.

3. Inclua muitas proteínas em sua dieta. Neste caso, também devem ser de fontes adequadas. Escolha produtos pobres em gordura animal: escolha as carnes magras, mas as nozes e as sementes são saudáveis.

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4. Beba muito líquido. Os batidos de frutas são ideais porque fornecem vitaminas, minerais e calorias. Você pode adicionar leite ou iogurte desnatado para aumentar as calorias que consome.

5. Aumente as calorias das suas refeições. Outra chave para conseguir é adicionar ovos, por exemplo, ao purê de batatas, a sopa e aos batidos.

6. Se você se sente satisfeito (a) muito rápido, experimente deixar de beber durante meia hora antes e depois de cada refeição ou tome um pequeno gole de álcool para abrir o apetite (mas tenha cuidado, lembre-se que o consumo de álcool em excesso pode ser prejudicial para a saúde).

7. Tenha um jantar tarde ou coma algo nutritivo antes de ir dormir. Assim, o corpo não precisa tomar as calorias que precisa das que foram consumidas durante o dia, já que nesse momento, as células estão se regenerando e reparando.

8. Durma o suficiente para que os músculos possam se reconstruir corretamente. Diferentes investigações têm comprovado as vantagens para a saúde de dormir bem e de dormir o número de horas necessárias.

9. Mantenha uma rotina de exercícios e de treinamento físico. Enquanto os exercícios de resistência são aqueles que te permitem desenvolver massa muscular, não se esqueça dos aeróbicos, que também são saudáveis.

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Com estas simples recomendações você já pode começar o seu novo plano de alimentação. Lembre-se que, por vezes, o problema pode ser qualquer outra condição de saúde ou o efeito de algum medicamento. Se você acredita que estas podem ser as razões que o impedem de engordar, então talvez não seja apenas uma questão de fazer dieta, mas de combater essas causas. Consulte o seu médico para que possa te aconselhar e esclarecer todas as suas dúvidas.

Para mais informações, não deixe de ler também: "Formas e Alimentos Saudáveis Para Ganhar Peso Aumentando a Massa Muscular".