Você considera praticar boxe para se manter em forma? Nos perguntamos por que, desde que Kina Malpartida se tornou campeã mundial de peso superpluma, o interesse por este esporte aumentou nas mulheres que agora vêem neste esporte uma oportunidade para desenvolver seu potencial.

Do outro lado estão os múltiplos benefícios do boxe para melhorar a condição física daqueles que o praticam devido à sua principal característica: a queima intensa de gorduras acumuladas no organismo, tornando-o o esporte mais desejado pelas mulheres que querem recuperar sua figura.

Benefícios do Boxe

Embora para muitos o boxe seja um esporte apenas para homens fortes, por causa da brutalidade que se golpeiam no ringue, o fato é que todos podem praticá-lo (exceto aqueles que sofrem de articulações pela intensidade dos movimentos).

Só é preciso disciplina, boa alimentação e muita vontade de se divertir, pois, ao contrário do que pensamos, os exercícios realizados em cada treinamento são muito divertidos. Daí, que os resultados de praticá-lo constantemente possam ser observado dentro de poucas semanas.

  • Agilidade. Esta é uma das primeiras mudanças que são notadas, pois o corpo se sente mais leve com o aumento do ritmo cardíaco e a eliminação do excesso de peso; a agilidade também tem um efeito motivador muito importante ao outorgar bem-estar físico e uma maior produção de endorfinas.
    Boxe: Benefícios e Dicas de Como Treinar
  • Equilíbrio. Ao realizar intensos exercícios de coordenação de pernas e braços, exercita a mente e melhora a sensação de equilíbrio, o que faz com que evitemos as quedas ou golpes pela falta de coordenação motora.
  • Tonificação muscular. Durante os treinos são queimadas muitas calorias e gorduras acumuladas, enquanto os músculos são exercitados com exercícios de resistência que não apenas dão tonicidade aos músculos, mas aumentam em volume.
  • Liberação de estresse. Os quatro golpes básicos que são praticados servem como uma descarga de estresse para os boxeadores, por isso é eficaz para neutralizá-lo. Após cada rotina, o corpo acaba exausto e totalmente relaxado.
  • Aumento dos reflexos. A mente e o corpo entram em harmonia e em um constante estado de alerta, por isso, as pessoas aguçam os seus reflexos e mantêm um controle de cada parte do corpo.
  • Melhoria do sistema cardiovascular. Aumenta a frequência cardíaca e a resistência física; a circulação sanguínea melhora notavelmente; se antes você se cansava caminhando, agora você pode caminhar a passos rápidos com tranquilidade.
  • Entretenimento. A rotina de exercícios que é realizada é muito variada e simples de fazer; a única coisa que se exige é aumentar o número e a resistência em cada uma.

Se você quer praticar boxe para perder peso, pode ir à academias perto da sua casa durante os primeiros três meses para aprender a técnica e a partir daí treinar regularmente em casa, se desejar. Lembre-se de que apenas requer constância.

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Em qualquer caso, te deixamos uma lista de exercícios que você pode praticar diariamente em casa para te ajudar a queimar o excesso de gordura e começar a fazer massa muscular.

Dicas de Como Treinar Boxe

  • Pular corda.
  • Escalar escada.
  • Saltar em cruz.
  • Caminhar a passos rápidos.
  • Caminhar.
  • Alongamentos (básicos).
  • Flexões (básicos).
  • Agachamentos.
  • Boxe com um oponente imaginário.

Se você vai praticar Boxe na academia

  • Golpear o saco de areia.
  • Golpear a bolsa de velocidade (a pera).
  • Golpear as palmeiras (com o sparring de apoio).

Mas nem tudo é rosas, mas a prática de boxe deve ser assessorada por profissionais experientes para evitar machucar algum músculo por um movimento ruim; especialmente se estamos interessados em participar de competições. No entanto, se você apenas está interessado em ficar em forma e queimar o excesso de calorias, este é o melhor exercício, o mais completo e divertido. Você se anima a praticá-lo?