Hoje vamos falar sobre um exercício que você pode praticar quando o tempo está ruim, trata-se de correr na esteira, preste atenção nestas dicas e conselhos para aproveitar ao máximo essa atividade.

A esteira é um dos equipamentos básicos em uma academia, e um dos mais comuns em nossas casas. E é que, embora sejam muitos os que praticam corrida ao ar livre, o fato é que às vezes é mais confortável fazê-lo em casa, principalmente devido ao mau tempo em determinadas épocas do ano.

Desta forma, vejamos como a esteira nos oferece importantes vantagens e benefícios. No entanto, é preciso usá-la de maneira adequada para evitar lesões e outros problemas.

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Dicas Para Correr na Esteira

Aqui estão algumas dicas que serão de grande utilidade se você decidiu começar a usar esta ferramenta.

Para começar, devemos desacreditar o falso mito que nos diz que a corrida na esteira é prejudicial. A realidade é que não implica maiores riscos do que fazê-lo ao ar livre, pois devemos deve ter praticamente as mesmas precauções e cuidados para não danificar o nosso corpo.

Sim, é imprescindível que a máquina que usamos seja de boa qualidade.

Dicas Para Correr Na Esteira

Um dos erros mais comuns é escolher uma roupa inadequada. Fazer esporte em casa não significa que não devemos preparar bem; isto é, usando roupas respiráveis e confortáveis, que nos permita nos movimentarmos livremente, e calçados esportivos capazes de nos proteger do impacto que produz cada passo em nossas pernas.

Por outro lado, se não costumamos correr na esteira, será melhor começar devagar, experimentando diferentes ritmos e inclinações, adaptando-se lentamente a eles para que os resultados sejam eficazes e não soframos lesões.

Recomenda-se inclinar pelo menos 1% da máquina para compensar a resistência do ar que experimentamos na rua; além disso, assim reduzimos o impacto articular.

Outra coisa importante a considerar é a postura que adotamos quando estamos sobre a esteira. O adequado é manter os olhos para frente, com a cabeça erguida e as costas retas, mas relaxadas; desta forma, fortalecemos os músculos abdominais.

Como explicamos acima, este exercício aeróbico requer um tempo de adaptação, e por isso não devemos começar cegamente a praticá-lo sem fazer com que o nosso corpo se acostume previamente.

Para fazer isso, começamos com sessões de 15 minutos ou meia hora, no máximo, a um ritmo lento. Dentro de algumas semanas podemos ir aumentando gradualmente o tempo e a velocidade.

O ideal é realizar de duas a três sessões por semana, deixando um dia de descanso entre elas.

Também é importante realizar o aquecimento antes e após o treinamento mediante flexões das pernas e alongamentos. Também é aconselhável começar a corrida andando em um bom ritmo e terminá-la da mesma maneira.

Em qualquer caso, é aconselhável estar bem informado antes de iniciar esta atividade, levando em conta todas as nossas características físicas, porque a corrida não é recomendada para pessoas com determinados problemas de saúde. O melhor seria consultar previamente o seu médico.

Você se anima a correr na esteira? Se você seguir todas essas dicas verá todos os seus efeitos.