"A diabetes é uma doença que ainda não tem cura e que precisa ser controlada de perto durante toda a vida para evitar complicações. Uma dieta equilibrada e alguns medicamentos fazem parte do tratamento de controle da doença, mas a prática de exercícios físicos também pode ser de grande ajuda e proporcionar muitos benefícios para a saúde destes pacientes, especialmente os exercícios aeróbicos. "

Que regras devem seguir as pessoas com diabetes para começar a realizar um exercício aeróbico?

O exercício aeróbico ou de resistência, proporciona a adaptação benéfica do sistema cardiorrespiratório e é uma medida terapêutica básica no tratamento de diabetes, porque aumenta a utilização de glicose pelo músculo, melhorara a sensibilidade à insulina, enquanto aumenta a absorção de insulina a partir de depósitos subcutâneos da mesma.

Na diabetes existe uma diminuição da sensibilidade à insulina pelos músculos e isso acarreta em aumento da frequência de obesidade. Portanto, um plano regular de exercício aeróbico é aconselhável, tanto para melhorar a sensibilidade à insulina, como para ajudar a reduzir o peso.

Um diabetes controlado favorece a tolerância à glicose e, portanto, é necessário ajustar a terapia medicamentosa, e tomar medidas para impedir a ocorrência de hipoglicemia alimentar quando se pratica atividades físicas.

Regras a Considerar Antes de Iniciar o Exercício Para Pessoas Com Diabetes Mellitus

  • Injetar insulina em grupos musculares que não se movem durante a prática do exercício.
  • Plano de exercício, para fazê-lo em uma base regular e diariamente.
  • Adaptar as refeições do programa de acordo com a intensidade dos exercícios e a ação da insulina.
  • Gestão de uma quantidade adicional de hidratos de carbono antes ou durante o exercício ou reduzir a dose de insulina.
  • Evitar exercícios em períodos quentes ou frios e durante do controle metabólico.
  • O exercício deve ser feito em uma base regular, tem que se tornar um hábito. Se você executar continuamente com intensidade e duração adequada, vai produzir uma adaptação específica que melhora tanto a capacidade de executar a mesma, como a saúde.

É aconselhável que o paciente consulte o seu médico antes de iniciar um exercício, uma vez que exige uma avaliação individual. Devemos levar em conta os riscos potenciais de exercício em indivíduos com macro, microangiopatia e neuropatia.

O exercício aeróbico é uma opção terapêutica para pessoas com diabetes, se você tomar as precauções listadas. Para a maioria dos pacientes, os benefícios da atividade física regular são superiores aos riscos.

Quais Fatores Determinam O Gasto Energético Durante O Exercício?

  • Tipo de exercício: você tem que identificar e escolher o tipo de exercício aeróbico mais conveniente para o seu caso.
  • Sobrecarga progressiva: a intensidade e duração do exercício, ou ambos, devem ser aumentadas a cada semana.
  • Frequência de treinamento (número de vezes por semana que é feito naquele ano). Em geral, tanto para diabetes tipo I como II, a frequência recomendada é de 3-5 vezes por semana. Baixa frequência não produzirá alterações significativas da saúde e pode predispor a lesões músculo-esqueléticas. Parece que o exercício aumenta a sensibilidade à insulina, mas esse efeito só dura 2-3 dias, por isso é melhor os seus treinos durante a semana não terem muito espaço, e não deixar mais do que 1-2 dias de descanso entre as sessões. Mesmo depois de fazer exercícios regularmente por vários meses à sensibilidade à insulina, os níveis de insulina podem aumentar após dias de inatividade.
  • Duração do exercício. A duração depende da intensidade da atividade, uma intensidade mais baixa deve ser efetuada durante mais tempo, e vice-versa.
  • Nos doentes diabéticos, é preferível realizar o exercício de uma intensidade moderada por um tempo mais longo, pois isso iria reduzir o risco de complicações, a atividade física mantém a glicose controlada dando uma sensação mais agradável. Longas sessões com atividade moderada são particularmente importantes para o controle de peso, e promover a perda de gordura, enquanto reduz o risco de lesões, na maioria dos pacientes, o ideal são sessões de 30-45 minutos. Se o nível de treinamento é baixo, você deve fazer três sessões de 10 minutos durante todo o dia por várias semanas. Lembre-se que o aquecimento deve abrir e fechar cada sessão de treinamento.
  • Intensidade do treinamento: não se deve exercer em alta intensidade, pois pode ser perigoso em pessoas com diabetes que têm uma complicação cardíaca, vascular ou neurológica. A intensidade deve ser moderada. Existem diferentes maneiras de medir a intensidade do exercício. A frequência cardíaca é o parâmetro de maior ajuda, e a mais utilizada. A primeira coisa, a saber, é a frequência cardíaca máxima (FCM) de cada pessoa, que é a frequência mais alta que pode ocorrer durante o exercício sem o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Para determinar o que é melhor para cada indivíduo, o médico irá realizar para cada paciente um teste de estresse.

Como Escolher a Opção De Exercício Aeróbico?

O tipo de exercício aeróbico deve atender a três características básicas:

  • Ser agradável. Quanto mais você gosta da atividade, mais divertida.
  • Que lhe permita manter o seu estilo de vida.
  • Deve mobilizar grandes grupos musculares.
  • Caminhar, correr e andar de bicicleta são as atividades físicas aeróbicas mais recomendadas para iniciar um plano de exercício físico regular.
  • Se você iniciar um programa com duração entre 8-12 semanas com um destes exercícios você irá atingir um nível de preparação adequada para a prática regular de atividades aeróbicas, que ajudam a manter o controle adequado do diabetes e melhorar a qualidade de vida. Mas você deve sempre levar em conta as circunstâncias individuais, tanto para o início do exercício quanto para a progressão do treinamento.