Quando faz calor, as piscinas, o mar, os lagos e todas as fontes de água se tornam tentadoras. Mas, não são apenas para se refrescar! Se você está à procura de um exercício para começar com um plano para se manter ativo (a) e te aborrece caminhar, por que você não experimenta nadar? A natação é um exercício que oferece muitos benefícios e também é divertido e relaxante. Frio ou calor, é possível fazer durante todo o ano, se você tem uma piscina dentro do seu alcance. Em Saúde Dicas te contamos mais.

Ao começar uma atividade física, quando a última coisa que vem à sua mente é se movimentar, é um verdadeiro desafio. Existem pessoas que nunca em sua vida praticaram exercícios. Pensando nestas pessoas, nos ocorreu sugerir um exercício que traz muitos benefícios e pode ser mais divertido do que caminhar. Trata-se de nadar.

Nadar é uma excelente opção para quem deseja fazer exercício e especialmente para aqueles que há muito tempo não praticam qualquer atividade física, e para aqueles que têm alguma limitação ou lesão que lhes impede de fazer outros exercícios. É um exercício de baixo impacto que beneficia tanto aqueles que estão gordinhos como aqueles que estão magros. Para aqueles que estão acima do peso, é excelente, porque suas articulações não têm de suportar o impacto que pode ser prejudicial quando se pratica outros exercícios como correr, por exemplo. Não surpreendentemente, muitos atletas nadam para se recuperar de lesões causadas por outros exercícios, e as pessoas com artrite, nadam para aliviar a dor e a rigidez.

Nadar: Um Excelente Exercício Para Começar a Se Manter em Forma

Mas quais são especificamente os benefícios de nadar? Aqui vai a resposta para todos aqueles que se atrevam a se jogar na água:

  • Nadar envolve todos os principais músculos do corpo: costas, ombros, abdominais, pernas, quadris e nádegas.
  • Devido ao fato de que a resistência da água é 12 vezes maior do que a do ar, nadar ajuda a fortalecer os músculos.
  • Nadar é uma das poucas coisas que você pode fazer que é exercício cardiovascular e exercício de fortalecimento ao mesmo tempo.
  • Embora ainda seja preciso fazer estudos a respeito, se você nadar regularmente e fazendo intervalos na intensidade da natação, você pode perder peso (existem muitas histórias de sucesso sobre isso!).
  • É um exercício de baixo impacto, por isso é benéfico para suas articulações.

Anime-se a nadar! Existem centros especializados onde você pode encontrar um instrutor que te ensine as técnicas e os diferentes estilos. Isso é importante para que você realize um bom exercício.

A água te espera para te ajudar a entrar em forma. A natação é uma atividade que te ajuda a ficar saudável e que você pode praticar por toda a vida. Não é ótimo?