Conheça os benefícios de se fazer cardio no elíptico.

4 Benefícios de se Fazer Cardio No Elíptico

1. Você Usa Mais Grupos Musculares Do Que Com Qualquer Outro Aparelho Cardio

Você pode imaginar caminhar, correr e subir escadas ao mesmo tempo? Parece impossível, certo? Bem, isso é precisamente o que fazemos quando subimos em uma bicicleta elíptica. Esta máquina foi criada para combinar os movimentos utilizados nestes três exercícios, de modo que nos ajuda a trabalhar muitos dos grupos musculares mais importantes do nosso corpo (usamos principalmente o quadríceps, isquiotibiais, glúteos, peito, costas, bíceps e tríceps). Na verdade, não existe outra máquina de academia orientada para cardio que nos permita usar tantos grupos de músculos ao mesmo tempo.
Embora os atletas de alto nível, costumem utilizar a bicicleta elíptica apenas durante o aquecimento, trata-se de um exercício aeróbico que melhora o nosso sistema cardiovascular e que fornece muitos benefícios para o nosso estado de saúde.

2. Não Prejudica o Seu Sistema Articular

O exercício realizado na elíptica não desgasta tanto as articulações como outras atividades aeróbicas (como correr, por exemplo). Graças ao seu movimento elíptico, a máquina recria o passo de forma natural, de modo que usamos o tornozelo, o joelho e o quadril em cada passo, mas evitando os impactos que receberíamos ao correr. Assim, ao usar uma elíptica nos beneficiamos das vantagens de correr sem prejudicar os nossos sistemas articular e muscular.

Quatro Razões Para Fazer Cardio No Elíptico

3. Você Levanta Peso

Outra de suas vantagens é que, além de realizar um exercício aeróbico, a bicicleta elíptica produz um levantamento de peso. Durante os exercícios cardiovasculares se queima mais calorias e gorduras, mas a elíptica também favorece o aumento do músculo, já que ao usar, por sua vez, as extremidades inferiores e superiores de maneira alternada, obriga o usuário a sustentar o seu próprio peso.

De qualquer forma, não se trata de uma carga muito pesada, por isso, se o seu objetivo é ganhar massa muscular você não deve se concentrar apenas na bicicleta elíptica. A maneira de ganhar músculos maiores é através de um treinamento com peso onde você movimente cargas máximas.

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4. É uma Atividade Divertida

Se os treinamentos se tornam muito pesados e você nota que te custa se manter no ritmo, isto pode ser devido a dois fatores:

  • Ao seu corpo falta energia: o nosso organismo necessita receber uma série de nutrientes que lhe forneçam a força necessária para seguir em frente. Se você se sente cansado e vê que o seu corpo não aguenta quando pratica esportes, é provável que este seja o seu problema. Recomendamos que você cuide da sua alimentação: você deve comer produtos saudáveis e manter uma dieta equilibrada. Além disso, consumir suplementos alimentares naturais podem te ajudar a ter mais energia e se sentir mais saudável.
  • Você pratica exercícios muito monótonos: outra possibilidade é que o esporte você está praticando te entedia. Se você leva muito tempo seguindo a mesma rotina e não sai dela, deveria tentar mudar, alternando o exercício que você faz habitualmente com outros, ou inclusive passando para um novo por completo. A vantagem que as bicicletas elípticas têm sobre outras máquinas esportivas neste aspecto é que o exercício resulta mais ameno nelas. É mais difícil se entediar em uma elíptica do que em uma bicicleta estática ou em uma esteira, pois, ao ter que realizar um movimento mais complexo, a nossa mente leva mais tempo para se cansar e inclusive percebe que está realizando menos esforço.

Qualquer atividade de cardio é recomendada se você quer queimar calorias e gorduras, entrar em forma ou manter uma condição física saudável. As máquinas mais comuns para esses esportes são as bicicletas (tanto elípticos como estáticas) e as esteiras.