Dizem que, do amor ao ódio, há apenas um passo (e vice-versa), e é muito possível que esse primeiro passo seja o que você precisa dar para transformar a sua rejeição em algo positivo. Se apenas o fato de pensar em fazer exercício te causa uma dor de cabeça, continue a leitura deste artigo e descubra como fazer para mudar de ideia e de estilo de vida.

Admita isso. Embora você tenha lido e ouvido centenas de vezes todas as vantagens que oferece a atividade física, você ainda continua odiando fazer exercício e não tolera a ideia de ir a academia, nem mesmo uma vez por semana. Claro que você gostaria de estar em forma, mas a tentação de permanecer confortável em casa ou sair para comer com os amigos é muito maior… O que você pode fazer? Considere as seguintes dicas:

10 Dicas Para Começar Atividade Física

1. Regra Número Um

Lembre-se de que nada é impossível e que a mudança depende de você. A primeira coisa a fazer é acreditar que, sim, você pode mudar essa sensação de rejeição diante da ideia de fazer exercício. Nada acontecerá se você não mudar primeiro a sua atitude. Depois, existem várias chaves que podem te ajudar a estabelecer uma rotina de exercícios que você pode manter.

Você Odeia Fazer Exercício? Dez Dicas para Mudar de Ideia

2. Analise as Razões que Te Fazem Rejeitar o Exercício

Sente-se envergonhado com o seu corpo, não gosta de transpirar na frente dos outros, não tem tempo, falta a roupa adequada, precisa de um parceiro de rotina, resulta muito caro ter acesso a uma academia ou você sente que em experiências anteriores não viu muitos resultados após seu esforço? Estes são alguns dos fatores que costumam privar as pessoas da sua motivação e fazem com que escolham a vida sedentária “por eliminação” ou, simplesmente, porque não é fácil ir contra o ritmo da vida que levam. Uma vez que você identificar os motivos que te mantêm pregado no sofá, será muito mais fácil combatê-los e se motivar para fazer exercício.

3. Busque a Força na Motivação

Sentir-se com mais energia, combater o sobrepeso, parecer mais jovem. Para mantê-la viva, é muito importante que você não fique entediado fazendo exercício. Experimente diferentes tipos de exercício, inclusive um esporte que você nunca praticou, até encontrar o que te motiva e te proporciona mais bem-estar e alegria.

4. A Academia Não É o Único Lugar Onde Você Pode Colocar Seu Corpo em Movimento

Você também pode ter aulas de dança (como Zumba), sair para caminhar ou correr com amigos, andar de bicicleta em seu bairro ou por que não? Fazer um exercício mais pausado como ioga ou Pilates (duas boas opções se você não gosta de suar muito).

5. Outra Desculpa Muito Comum Para Adiar os Exercícios É a Falta de Tempo

Se esse for o seu problema, escolha o momento do dia mais apropriado para fazer exercício. Alguns especialistas consideram que é melhor pela manhã, antes de começar com o resto das atividades, mas há pessoas que preferem fazer exercício durante a tarde ou ao entardecer, depois de um árduo dia de trabalho e quando o sol já começa a cair.

Leia também: “4 Boas Razões Para Fazer Exercícios de Alongamento e Flexibilidade“.

6. Não Se Deixe Sabotar Pela Ideia Equivocada de “Tudo ou Nada”

Se um dia você não pode fazer exercício pleo tempo que havia planejado (digamos uma hora), não há motivo para se desencorajar. Você pode fazer exercício em meia hora e até dividi-lo em intervalos de 10 ou 15 minutos de cada vez, o que pode ser intercalado com outras atividades, seja em casa ou no trabalho. O importante é perseverar.

7. Busque Alternativas

Você pode aproveitar cada momento da vida cotidiana para se movimentar mais: subir as escadas em vez de ir de elevador, caminhar até lugares próximos, em vez de ir de carro, e até mesmo se dedicar à jardinagem podem ser de grande ajuda.

8. Se o Problema é Econômico, Lembre-se de que a Academia Não é a Única Alternativa Para Fazer Exercício

Nem é preciso ter aulas que saem do seu orçamento, necessariamente. Em vez disso, você pode buscar atividades de grupo em seu bairro ou aproveitar os momentos da vida cotidiana que mencionamos antes. Inclusive você pode seguir um vídeo de exercícios na tranquilidade e privacidade da sua própria casa. Não são caros e vêm em todos os níveis (desde iniciante até avançado), e em tantas variedades que certamente você encontrará um que se adapta aos seus gostos e necessidades.

9. E Se o Que Você Precisa é de Companhia, Procure um Amigo ou Familiar que Te Acompanhe Para Fazer Exercício

Inclusive, você pode levar seus filhos e enquanto eles fazem algum esporte que gostam, você pode aproveitar para fazer o seu. Por exemplo: se vão para natação, você pode caminhar ou correr ao redor da piscina, o mesmo se vão jogar futebol. Outra boa ideia é ir juntos para jogar no parque, algo que também os ajudará a estar mais unidos.

10. Por Último, Lembre-se de Ser Paciente

Os resultados não se veem de um dia para o outro, mas se você for constante, no momento menos esperado você se surpreenderá consigo mesmo. E, entretanto, é claro, não deixe de recompensar o seu esforço e suas conquistas.

Anime-se! Uma vida em movimento pode ser agradável para você também. Se você conseguir mudar de ideia e se apaixonar pelo exercício, verá que os benefícios são muitos e já não vai querer abandoná-lo nem um um único dia.