Muitas vezes tendemos a cuidar do nosso corpo, mas negligenciar os pés. Inclusive quando vamos comprar sapatos nos concentramos se estão na moda ou que sejam bonitos, mas não levamos em conta se serão apropriados para a nossa saúde.

Deveríamos começar a pensar mais nesta particular área do nosso corpo, porque é o nosso ponto de apoio e porque se a cuidarmos evitaremos doenças como problemas circulatórios, fungos, joanetes, dedos de martelo, neuromas, esporões, calos, etc., que em sua maioria comprometem o nosso apoio e causam dor.

Escolher os sapatos corretos é imprescindível para ter pés saudáveis​​. Têm que distribuir o peso do nosso corpo tanto quando estamos parados como quando andamos.

Saiba como escolher o sapato ideal:

  • Pense que os pés ao final do dia estão maiores e que quando envelhecemos os pés mudam, assim cada vez que você quiser comprar sapatos meça na noite anterior o seu tamanho.
  • A maioria das pessoas tem um pé maior do que o outro. Experimente sempre os dois sapatos quando você vai comprá-los, ande um pouco com eles e não os compre se você não os experimentou. O tamanho varia de um fabricante para outro.
  • Não use nunca sapatos nos quais seus pés escorregam.
    Baropodometria: Cuide Dos Seus Pés
  • Os saltos muito altos não são bons para sua saúde e tampouco os sapatos com acabamento pontudo.
  • Quando você coloca o sapato não deve sentir que o mesmo aperta o dedo. Deve haver uma distância de ½ centímetro entre o dedo e o sapato.
  • Se o sapato aperta, não o compre pensando que se ajustará.
  • Melhor comprar sapatos com solas grossas para amortecer os golpes do pé ao caminhar.
  • O pé tem três pontos de apoio: o metatarso, os dedos e a área do tarso posterior.
  • A sola do nosso pé tem três pontos de apoio: o metatarso, o calcanhar e a área do dedo mindinho.

Estes pontos se unem para formar três arcos que servem para absorver os impactos e distribuir o nosso peso ao caminhar, correr, saltar… Se por alguma razão o nosso peso não é distribuído corretamente, algumas partes dos pés podem ser sobrecarregadas e é quando começam a doer.

Por isso, é importante fazer um teste com especialistas ortopédicos que nos ajudem, a saber, como andamos e qual tipo de sapato é melhor para nós, para evitar futuros problemas nos pés e inclusive em outras áreas do corpo, como os quadris. Esta técnica se conhece como baropodometria, com a qual se estuda a pressão que exercem os nossos pés enquanto caminhamos, a força da carga, a velocidade dos nossos movimentos, os ângulos e eixos do pé, etc.

Em alguns casos, será necessário fazer um modelo sob medida, em outros casos com um pouco de fisioterapia e exercícios caseiros simples é possível corrigir a postura ao caminhar.

Algumas dicas para o cuidado com os pés são:

  • Utilizar um espelho para ver as solas dos pés.
  • Examinar se temos algum corte, bolha ou unha encravada.
  • Em caso de diabetes é preciso verificar seus pés diariamente.
  • Ao sentar, eleve os pés para melhorar a circulação.
  • Mergulhe os pés em água morna e faça massagem.
  • Não coloque os sapatos com os pés molhados.