Benefícios Do Exercício Na Água

Com os últimos calores da estação, um mergulho na piscina ou um passeio na praia também podem adicionar uma dose de movimentos que fazem bem para a saúde. Se existe excesso de peso, se é necessário cuidar das articulações ou apenas aproveitar para tonificar os músculos. Na água, é muito fácil fazer exercícios e quase todos são adequados para pessoas de qualquer idade ou condição, graças ao fato de este meio oferece pouca resistência. Neste artigo recomendamos uma série muito fácil de praticar a qualquer hora do dia.

Sair para fazer exercício ao ar livre ou na academia são atividades que requerem algum treinamento, e que pela elevada resistência que oferece a gravidade podem se tornar muito difíceis ou duras de praticar para algumas pessoas. Por isso, o melhor é mudar o meio, para não desistir quando sentimos cansaço muito rápido e pouca vontade de continuar.

Durante o verão, a água é o melhor lugar para praticar exercícios, seja na piscina ou na água do mar, todo o trabalho muscular pode ser feito muito mais fácil. Inclusive podemos ver como fazer força não é um impedimento, já que tudo ali é sentido mais leve.

Benefícios do Exercício na Água

Benefícios de Se Fazer Exercício na água:

Parte dos benefícios que obtemos neste ambiente é, por um lado, o equilíbrio, que aumenta para manter a posição e, por outro o grande movimento de todos os músculos, os trabalhados no início e os secundários que ajudam como apoio. Tanto no início do movimento como no final, sempre se está trabalhando. E o melhor de tudo é que não parece.

A carga de peso é aliviada consideravelmente e isso cuida das articulações, ideal para os idosos, mulheres grávidas ou aqueles que recuperam de uma lesão.

Leia também: "10 Razões Para Nadar e Fazer Exercícios na Água".

Para começar o primeiro é feito a partir de uma borda ou se não houver nenhum apoio, ficar apenas submerso da cintura para baixo. O primeiro a trabalhar é a coordenação e a estabilidade, colocando o corpo direito e movendo primeiro uma perna para frente e para trás e depois a outra.

Uma vez dominado o equilíbrio nesta posição, será muito mais fácil começar com o movimento de todo o corpo, como fazer agachamentos, para baixo e para cima, dobrando os joelhos. Para fazê-lo mais completo você pode ir rodando a posição para a direita e depois à esquerda.

A parte superior do tronco deve trabalhar bem mergulhada na água, apenas com a cabeça para fora. A partir desta posição estenda os braços para cima e para frente sem tirá-los para fora da água e devolva-os para a posição inicial junto ao lado do corpo.

Bíceps e tríceps são trabalhados flexionando os braços para cima com as palmas viradas para a superfície. Em seguida, gire até o fundo e abaixe os braços. Esta operação requer várias repetições, como as anteriores, para ser eficaz.

Não se trata de caminhar na água ou fazer movimentos descoordenados, mas de tomar o tempo para mover cada músculo sempre com o corpo reto e mantendo o equilíbrio. Nesse meio, aproximadamente meia hora será suficiente para ter feito uma rotina completa.

Algo muito mais simples e acessível também é caminhar para um lado e para o outro com passo firme e rápido, isso movimentará toda a parte inferior do corpo ativando cada uma das pernas, pélvis, pés e quadris. Também vale a pena à utilização de flutuadores para ajudar com posição e pesos, se for necessário mais esforço.

Por último, comece sempre devagar e não se exija muito, já que a água ao ser tão leve dá a sensação de que você pode continuar por muito tempo. É preferível sempre ir de menos a mais, e depois ao sair também fazer alguns alongamentos fora da água.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

;
Confira Mais Sobre Esse Assuto