Às cãibras se apresentam quando um músculo se tenciona ou se contrai, quando sofre o músculo não relaxa, dificultando a possibilidade de esticá-lo e costuma vir acompanhado de dor. Também podem se apresentar em vários músculos ao mesmo tempo, embora seja mais comum em apenas um.

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Os músculos nos quais se apresentam mais frequentemente são as panturrilhas, também os isquiotibiais que são a parte posterior da coxa. Outro lugar muito comum onde se apresentam é o quadríceps.

Além disso, também podem ocorrer nos pés, braços, mãos, abdômen e em diferentes partes da caixa torácica.

Causas das Cãibras

São muitas as pessoas que sofrem de cãibras no mundo, costumam se apresentar muito nas mulheres grávidas, atletas com sobrecarga muscular, também devido à falta de exercício, estilo de vida sedentário ou permanecer muito tempo na mesma posição, inclusive por fazer exercícios de alongamento mal realizados. Outras causas das cãibras podem ser a falta de líquidos ou de hidratação, por falta de vitaminas ou minerais, como potássio ou cálcio. Por isso se diz que a fruta dos atletas é a banana, já que é muito rica em potássio e cálcio, o que a torna ideal para o treinamento ou para prevenir cãibras.

Cãibras: O Que É, Causas e Remédios Caseiros

Podem ocorrer durante qualquer atividade física ou também estando em repouso, como, por exemplo, durante a noite, enquanto dorme.

Também se apresentam em pessoas que sofrem de hipotireoidismo, má circulação, problemas renais, por alguns medicamentos, bebidas alcoólicas ou a menstruação nas mulheres.

Leia também: "Como Evitar Cãibras Durante o Exercício".

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Remédios Caseiros e Naturais Para Câimbras

1. Tome suco de laranja em jejum e coma uma banana durante o dia para adquirir mais potássio.

2. Se as cãibras são durante a noite recomendamos colocar os pés descalços sobre o chão frio.

3. Tome chá de camomila, uma vez por dia. Se tiver erva-doce pode ser adicionada à infusão para um melhor resultado, também ajuda a melhorar a circulação.

4. Em caso ser cãibra no abdômen é bom tomar infusões de erva-doce e comer bananas, laranjas e seguir uma dieta equilibrada com frutas e verduras.

Leia também: "Os Óleos Essenciais Para Tratar Cãibras Musculares".

Dicas Para Não ter Cãibras

Tomar suficiente líquido durante o dia, de 6 a 8 copos de água por dia. Caso ocorra em alguma atividade esportiva, suspenda a atividade e massageie suavemente o músculo, também realize exercícios de alongamento e hidrate-se.

Antes de começar a realizar exercício é bom comer algo que forneça energia e se hidratar corretamente uma hora antes de começar com a atividade física, já que não é bom fazer exercício com fome ou sem ter feito uma boa hidratação.

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Quando se apresenta uma cãibra e não é durante uma atividade física, tente ir esticando a área afetada suavemente e dê uma massagem para relaxar o músculo tensionado.

Em caso de apresentar cãibras frequentemente por falta de exercício, é bom realizar alguma atividade física pelo menos 30 minutos por dia e realizar um correto aquecimento de 10 minutos antes de começar, além de exercícios de alongamento. Não é bom exagerar, cada um no seu próprio ritmo.

É bom ingerir potássio, são excelentes as bananas e as laranjas. Você pode tomar em sucos ou consumir sozinhas.

Recomenda-se consultar um especialista quando duram muito tempo ou são muito fortes, são constantes e não desaparecem com o alongamento dos músculos.