Hoje vamos falar sobre o carbonato de magnésio: propriedades e benefícios para a saúde. Um produto que, é possível, que você não soubesse que existia até recentemente, mas que pode te ajudar a melhorar muitas áreas da sua vida. O primeiro de tudo, com a expulsão desses gases incômodos e dolorosos que se tornam dia a dia cada vez mais complicado.

Conhecer o carbonato de magnésio: propriedades e benefícios para a saúde, é uma vantagem de conhecimento que pode ser útil a qualquer momento. Por isso, vale a pena investir cinco minutos em terminar a leitura deste artigo e descobrir todas as informações sobre o mesmo.

O que é Carbonato de Magnésio?

O primeiro de tudo é saber o que é o carbonato de magnésio. Tão simples como dizer que é um composto químico natural que se usao, habitualmente, como um complemento alimentar. E que sua aparência original, sólida e de cor esbranquiçada, não o torna muito apetitoso. Tampouco o fato de que quase metade do seu conteúdo seja magnésio, mas a realidade é que esse mineral é tremendamente benéfico para o organismo humano. Especialmente para atletas.

Carbonato de Magnésio: Propriedades e Benefícios para a Saúde

E é que o carbonato de magnésio (MgCO3) é essencial para o desenvolvimento dos músculos e o bom funcionamento do sistema nervoso central. O curioso é que, recém extraído, o magnésio é tóxico para o organismo. Por este motivo, deve ser processado e reduzido a magnesita para que possa ser ingerido. Outra opção é pegá-lo diretamente das plantas, depois que estas o tenham ingerido diretamente da terra.

Apesar do seu tratamento prévio, o carbonato de magnésio não deve ser tomado sem preocupações. Por isso, no final do artigo, discutiremos as contraindicações que apresenta.

Leia também: "Como Tomar Cloreto de Magnésio Para Emagrecer".

Para que Serve o Carbonato de Magnésio?

Entre muitas outras coisas, é um recuperador dos músculos. Ajuda para estes relaxem, depois de um forte impacto, e melhora de forma significativa seu tônus em um curto espaço de tempo.

É curioso o fato de que a falta de carbonato de magnésio provoca, entre outras reações, o piscar recorrente e involuntário do olho. Sim, esse tic nervoso que nunca sabemos a que culpar. Bem, agora você ja sabe.

Além de paralisar o piscar do olho, é aconselhável saber para que serve o carbonato de magnésio, pois é extremamente benéfico para o coração. Além disso, o carbonato de magnésio tende a minimizar a condição de taquicardias ou arritmias. Faz isso em colaboração com o cálcio, evitando que as artérias se contraiam e melhorando o fluxo normal do sangue.

Não é a única aliança valiosa para o organismo que faz o carbonato de magnésio. Este mineral, ao entrar no corpo humano, busca as proteínas e com elas forma o colágeno. Um mineral híbrido que previne doenças como osteoartrite, com dores musculares severas.

Propriedades do Carbonato de Magnésio

As propriedades do carbonato de magnésio são muitas, variadas e cada qual mais benéfica para o corpo humano. Por esta razão, sempre devemos ter por perto este mineral. Estas são as propriedades do carbonato de magnésio.

  • Minimiza o cansaço.
  • Reduz a sensação de fadiga.
  • Ajuda a recuperar e melhorar os músculos.
  • Gera energia para o organismo.
  • É um tremendo laxante.
  • É um protetor de estômago quase inócuo.
  • Aumentar a divisão celular.
  • Ajuda a relaxar todo o corpo.
  • Melhora a qualidade dos dentes.
  • Melhora a qualidade dos ossos.
  • Ajudar o normal funcionamento das células cerebrais.
  • Ajuda a tranquilizar pessoas com hiperatividade.

Benefícios do Carbonato de Magnésio

No que diz respeito aos benefícios do carbonato de magnésio, acontece o mesmo do que com as propriedades: são muitos e muito bons. A quantidade de áreas do corpo para as quais suas propriedades chegam, tornam a sua ingestão algo essencial para o dia a dia. Estes são os benefícios do carbonato de magnésio:

  • Relaxe o corpo para ajudar a dormir.
  • É um laxante suave, mas eficaz.
  • Elimina os gases.
  • Evite a dor e o peso do estômago.
  • Limita o impacto tóxico de um alimento em mau estado.
  • Ajude a perder peso.
  • Melhora a memória em todos os níveis.
  • Ajuda para uma rápida cicatrização das queimaduras.

Efeitos Colaterais e Contraindicações do Carbonato de Magnésio

Obviamente, o carbonato de magnésio também tem um lado negativo. Neste caso, falamos sobre os efeitos colaterais e contraindicações do carbonato de magnésio. E é que, não esquecemos, que o magnésio, em sua forma original, é altamente tóxico para o corpo humano. Por isso, devemos garantir que seja tratado antes do seu consumo.

Leia também: "Remédios Caseiros Com Sais de Epsom ou Sulfato de Magnésio".

Contraindicações do Carbonato de Magnésio

As contraindicações do carbonato de magnésio passam todas por um primeiro passo essencial: consultar um médico. E é que um especialista deve avaliar se você está ou não em condições de fazê-lo. Basicamente, porque o magnésio reage de forma diferente de acordo com os medicamentos, por isso é melhor não apostar.

No caso de doenças cardiovasculares, é desaconselhado o seu consumo porque pode derivar em arritmias, taquicardias ou algo pior. O mesmo acontece se você tiver problemas renais. Os danos nos rins podem ser permanentes e muito dolorosos.

Por último, e dando por certo que não será autoadministrado a crianças ou mulheres grávidas, o carbonato de magnésio é contraindicado se tivermos gastroenterite ou problemas para fazer boas digestões.

Efeitos Colaterais do Carbonato de Magnésio

Os efeitos colaterais do carbonato de magnésio foram minimizados com o processamento que é feito antes da sua venda. No entanto, um dos mais comuns é o seu efeito laxante. Embora seja usado precisamente para isso, às vezes pode sair de controle.

Obviamente, o efeito laxante também pode derivar em outros efeitos colaterais do carbonato de magnésio, como dor de estômago e mal-estar generalizado. Para evitar isso, os fabricantes recomendam que um adulto não tome mais de 300 mg de carbonato de magnésio por dia. Uma dose que diminui, dependendo da idade da pessoa que toma. Por exemplo, para crianças com menos de 8 anos, o máximo recomendado é de 130 mg.