Todos gostamos de dormir, especialmente quando acordamos depois de um sono reparador. No passado, dormir era um tema bastante ignorado pelos médicos e cercado por muitos mitos, mas atualmente a situação mudou e cada vez se dá mais importância a um bom descanso para a saúde geral e o bem-estar. De fato, está demonstrado que, quando as pessoas dormem menos de 6 ou 7 horas, a cada noite, aumenta significativamente o risco de doença. Os benefícios de dormir bem são incontáveis para a saúde. Vejamos alguns dos mais importantes:

Dormir Bem Mantém o Nosso Coração Saudável:

Ataques cardíacos e derrames cerebrais são mais comuns durante as primeiras horas da manhã. Isto pode ser explicado pela forma como o sono interage com os vasos sanguíneos. A privação de sono tem sido associada com a piora da pressão arterial e do colesterol, que são dois dos principais fatores de risco de sofrer uma doença cardíaca e derrame cerebral. O nosso coração será mais saudável se dormirmos entre 7 e 9 horas de sono por noite.

Dormir Bem Previne Contra o Câncer:

As pessoas que trabalham em turnos de tarde têm um risco maior de sofrer câncer de mama e câncer de cólon. Os pesquisadores acreditam que esta relação deve-se aos diferentes níveis de melatonina em pessoas que estão expostas à luz durante a noite. Esta exposição à luz reduz o nível de melatonina, um hormônio que nos ajuda a dormir, e acredita-se que pode nos proteger contra o câncer. De acordo com estudos recentes, a melatonina parece suprimir o crescimento de tumores. Por isso, é importante também dormir em um quarto escuro.

Cinco Benefícios de Dormir Bem

Dormir Reduz o Estresse:

Quando o sono é deficiente, o corpo entra em um estado de estresse. Todas as funções do corpo são colocadas em alerta, causando um aumento na pressão sanguínea e na produção de hormônios do estresse. Estes últimos fazem com que seja mais difícil dormir adequadamente. É importante aprender técnicas de relaxamento para combater os efeitos do estresse e assim poder desfrutar de um sonho agradável.

Um Descanso Correto Reduz a Inflamação:

O aumento dos hormônios de estresse também causa um aumento no nível de inflamação do nosso corpo, assim como um aumento do risco de sofrer doenças relacionadas com o coração, câncer e diabetes. Pensa-se que a inflamação é uma das principais causas da degradação do corpo, à medida que envelhecemos.

O Sono Fortalece a Nossa Memória:

Os pesquisadores ainda não conseguem explicar com clareza as razões que nos levam a dormir e sonhar, mas sabe-se que o processo de consolidação da memória ocorre durante o sono. Enquanto o nosso corpo está em repouso, o cérebro está ocupado processando o dia, todas as conexões entre os eventos, estímulos sensoriais, sentimentos e memórias. Um sono profundo é essencial para o cérebro criar memórias e vínculos. Quanto melhor a qualidade do sono, mais fácil será se lembrar e processar as coisas.

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