Cinco Maneiras De Distinguir Entre A Fome Física Ou Ansiedade

Provavelmente já te aconteceu de comer bem e ficar satisfeito e, em seguida, depois de um par de horas sente fome novamente, então você acaba se perguntando: como isso pode acontecer se acabei de comer? Acontece que essa "sensação de fome" pode vir da sua mente e não de um estômago que precisa ser alimentado.

Leia também: “Que Tipo de Fome Você Tem?”.

O principal passo para resolver este problema é percebê-lo de maneira oportuna e não acabar colocando na boca comida demais quando, na verdade, não precisa.

Cinco Maneiras de Distinguir Entre a Fome Física ou Ansiedade

Aprenda a distinguir de onde vem essa sensação de fome, já que se você terminar se convencendo de que, sim, tem fome quando realmente a fome é mental, não será capaz de resistir a continuar comendo.

Mas, se em vez disso você sabe detectar que essa fome é psicológica, não cairá no pecado de comer quando seu estômago não precisa. Neste caso, quem precisa de ajuda é a sua mente. Você quer aprender a diferenciá-las? Pergunte a si mesmo:

Cinco Maneiras de Diferenciar Entre a Fome Física ou Ansiedade:

1. A fome apareceu de repente? Provavelmente já aconteceu com você de estar dirigindo e de forma muito repentina sente uma fome de louco. Como isso pode acontecer se você se sentia totalmente bem?

Claramente é uma fome emocional. Se você vê que essa sensação de fome chegou sem nenhuma razão, então pode dizer que vem da sua mente.

Ao contrário disso, a fome física começa a se manifestar de forma crescente, ou seja, você começa a ter um pouco de fome e esta sensação vai aumentando com o passar do tempo. Certamente você já passou na frente de uma pizzaria e sentiu vontade de repente, já sabe que se trata de um capricho e não de fome real.

2. Você pode comer qualquer coisa? Você está com fome em um momento do dia, e normalmente satisfaz essa sensação com alguma fruta, como pode ser alguns morangos, mas, pelo contrário, você tem em mente ir à máquina de lanches para comprar batatas fritas. Cuidado! Esta é outra indicação de que a sua mente está tentando te induzir essa fome.

A fome física pode ser satisfeita com qualquer alimento, mas se em vez disso você acredita que são essas batatas fritas a única alternativa para cobrir a sua fome, então pode dizer que sua fome é emocional, possivelmente por causa de estresse, ansiedade, ou inclusive caprichos.

3. Pode esperar ou tem que ser justamente agora? Quando a fome é emocional, a espera para comer essa iguaria torna-se quase insuportável, o desejo de comer depressa não para de aumentar, cada vez você pensa mais nisso, e que seja! Agora em vez de um biscoito, talvez eu coma seis. Pelo contrário, a menos que você esteja há muitas horas sem comer, a fome física pode esperar. Não vem em 5 minutos, e chegado o momento o faremos com tranquilidade.

4. Não deixa de comer, embora se sinta cheio? Outra das características da fome emocional é comer em maior quantidade do que normalmente o faria. Não tente esconder, comer é um dos maiores prazeres da vida, nos alegra, alivia o estresse, e justamente esses fatores são os que nos fazem comer demais.

Este é um sinal claro de que sua fome certamente não é real. Se a situação fosse diferente e paramos de comer uma vez que nos sentimos satisfeitos, podemos dizer que estávamos saciando uma fome física, real.

5. Você se sente culpado ao terminar? Outra das características comuns da fome emocional é que sempre inclui sentimentos de culpa (com algumas exceções de patologias específicas ou de uma má relação com a comida) e se sua resposta é afirmativa para esta pergunta, é muito possível que você esteja diante de uma fome proveniente da sua cabeça.

Pelo contrário, a fome física não gera culpa, porque você está comendo por uma necessidade biológica, a culpa por outro lado, costuma indicar que você comeu sem fome e apenas o fez por prazer.

Como tudo - ou quase tudo - na vida tem solução, a fome emocional pode ser detectada e evitada seguindo essas dicas. Da mesma forma, já que se trata da sua alimentação, é conveniente ter a ajuda de um nutricionista ou um psicólogo ou um treinador. Quando você tem a capacidade de diferenciá-las e estar consciente de quando é necessário comer ou não, é quando você pode começar a dar uma solução.

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