Como Evitar Cãibras Durante O Exercício

Você está andando, correndo ou pedalando intensamente quando de repente sente uma contração dolorosa na panturrilha. Trata-se de uma cãibra, que passará com segurança dentro de alguns segundos. Mas é claro que você não deseja que se repita. A seguir, te explicamos por que ocorre uma cãibra e o que você pode fazer para evitá-la.

Uma câimbra é uma contração forte e involuntária do músculo que produz desconforto e/ou dor. Geralmente, ela dura apenas alguns segundos, mas pode se prolongar por até 15 minutos ou mais. O músculo contraído se sente duro como uma rocha, como um nó ao toque, até que começa a relaxar, pouco a pouco, voltando à normalidade. Em alguns casos, as cãibras se produzem em série ou em grupos, uma após a outra.

Embora possam ocorrer em qualquer parte do corpo, os músculos mais afetados são, na maioria das vezes, a parte traseira da perna ou panturrilha, a área da frente das coxas (quadríceps) ou a área traseira das mesmas (isquiotibiais).

Por Que Ocorrem as Cãibras?

O uso prolongado do músculo afetado, desidratação, desequilíbrio eletrolítico (os minerais: como potássio, etc.) no corpo, não ter realizado exercícios de alongamento ou não fazê-los durante tempo suficiente, são algumas das causas que fazem os atletas, os esportistas e as pessoas que realizam atividade física a sofram com relativa frequência. Devemos esclarecer que qualquer pessoa pode sofrê-las, inclusive quando a pessoa está em repouso, confortavelmente deitada em sua cama, e por diferentes condições de saúde, mas aqui vamos nos concentrar nas cãibras relacionadas com o esporte e os treinamentos.

Como Evitar Cãibras Durante o Exercício

O Que Você Pode Fazer Durante uma Cãimbra?

Se te surpreende uma cãibra, suspenda de imediato à atividade. Para aliviar o desconforto e a dor massageie a área afetada com as mãos ou faça exercícios de alongamento. Dependendo da intensidade e da duração da cãibra, é possível que o músculo permaneça dolorido muito depois de relaxar.

Nesse caso, você pode aplicar uma bolsa com gelo e tomar um analgésico (medicamento para dor) de venda livre como ibuprofeno ou paracetamol.

Como Evitar as Cãibras?

Manter-se bem hidratado (a) é vital: beba bastante líquidos antes e durante a atividade física, especialmente se você faz exercícios ao ar livre e faz muito calor. Os líquidos que se perdem através do suor podem causar desidratação, uma das causas mais comuns das cãibras, então você não deve se descuidar. Mantenha a mão uma garrafa de água, Gatorade ou outra bebida esportiva que te ajude a hidratar o corpo e repor os eletrólitos (minerais) que tenha perdido.

Faça exercícios de aquecimento antes da atividade física e termine a sessão com exercícios de alongamento. É muito importante interromper o exercício quando sente que o músculo treme ou se contrai. A massagem e o alongamento te ajudarão a prevenir ou aliviar a cãibra que vinha se anunciado.

A Harvard Medical School Family Health Guide (Guia para a Saúde da Família, da Escola de Medicina de Harvard) recomenda também que você use sempre um tipo de calçado esportivo, que ofereça um bom suporte. Além disso, sugere que você use uma manta ou cobertor para cobrir os pés, enquanto dorme, para que assim evite as cãibras durante a noite.

Como as cãibras também podem ocorrer devido à falta de potássio e de cálcio, nós recomendamos uma dieta equilibrada em que não faltem estes minerais. As bananas, mamões e melão são boas fontes de potássio, enquanto que os produtos lácteos (leite e seus derivados, como queijo), espinafre e brócolis te fornecerão cálcio.

Guerra avisada não mata soldado, por isso, se você seguir estas dicas poderá evitar o desconforto e a dor de uma cãibra inesperada.

Para mais informações, não deixe de ler também "Como Evitar Cãibras Musculares".

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