Ao contrário da crença popular, as pessoas magras não estão livres de sofrer problemas como colesterol ou diabetes tipo 2. Hoje te contamos como reduzir o colesterol "ruim".

Estar magro nem sempre é sinônimo de estar saudável. Na verdade, é importante que todas as pessoas sempre prestem atenção à sua dieta e realizem exercício diariamente, além de exames de sangue a cada ano para verificar o nível de colesterol.

O estilo de vida atual tem causado que cada vez mais pessoas sofram de colesterol alto ou hipertensão, dois assassinos silenciosos que podem não dar sintomas até que seja tarde demais. Por isso não podemos nos deixar levar apenas pelo nosso peso para saber se temos fatores de risco para sofrer determinadas doenças.

O Que Fazer Para Reduzir o Colesterol "Ruim"?

Não sabe o que fazer para reduzir o colesterol "ruim", te contamos nas próximas linhas:

Quando os bolos, o excesso de açúcar, os ovos, os molhos industriais, a carne vermelha, a manteiga e as salsichas são alimentos comuns na nossa dieta, o risco de sofrer de colesterol alto é muito elevado, apesar de que visivelmente não tenhamos engordado.

O excesso de colesterol se acumula em nosso organismo, depositando-se nas artérias, a ponto de dificultar a passagem do sangue. Ou seja, um excesso de colesterol supõe um alto risco para a nossa saúde, já que provocará problemas de circulação, aterosclerose, acidente vascular cerebral, trombose ou derrame, entre outras patologias.

Como sempre dizemos, a prevenção é fundamental para desfrutar de um bom estado de saúde. Manter um estilo de vida saudável não vai custar muito e, em vez disso, evitará o sofrimento de doenças no futuro. Não devemos esperar até que ocorram os primeiros efeitos, mas devemos nos cuidar diariamente para evitar tais danos. Para fazer isso, é preciso evitar os três principais fatores de risco: colesterol alto, hipertensão e tabaco.

Embora algumas pessoas tenham uma predisposição genética para o colesterol alto, a alimentação é fundamental para controlar o colesterol conhecido como ruim, que é o que vai obstruindo as paredes das artérias. Deve-se substituir uma dieta rica em gorduras saturadas e os açúcares adicionados pelos alimentos muito mais saudáveis​​. Vejamos quais são os nossos principais aliados para manter o colesterol sob controle:

  • Frutas
  • Verduras
  • Legumes
  • Peixes azuis
  • Frutos secos. Menção especial para as nozes já que são muito ricas em ômega 3
  • Leite desnatado
  • Beber muita água
  • Azeite de oliva

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Você consume alguns desses alimentos?