Você já teve uma enxaqueca? Na realidade, os sintomas de enxaqueca podem afetar qualquer pessoa, por isso, é bom saber como se livrar desse problema.

Estimativas mostram que 6% a 18% da população adulta sofre de enxaquecas recorrentes (cerca de 6% dos homens e até 18% de todas as mulheres). As mulheres têm enxaqueca aproximadamente três vezes mais frequentemente do que os homens, e estudos mostram que de quatro mulheres pelo menos uma terá um ataque severo de enxaqueca em algum momento da sua vida.

Para muitas pessoas, as enxaquecas começam na adolescência e continuam ao longo dos anos. Aproximadamente 10% dos adolescentes experimentam enxaquecas frequentes, especialmente durante a puberdade devido a alterações hormonais. A enxaqueca crônica, ou seja, que causa uma crise de mais de 15 dias por mês, afeta cerca de 2% da população total, principalmente os adultos entre os 30 e 40 anos.

Como se Livrar de uma Enxaqueca Naturalmente

Embora a enxaqueca tenha a tendência de acompanhar o seu histórico familiar por ter um componente genético, certas escolhas de estilo de vida podem impactar em relação a frequência e graus dos ataques de enxaqueca.

Quer saber como se livrar de uma enxaqueca sem o uso de medicamentos prescritos? Os remédios naturais para dores de cabeça e enxaquecas incluem ajustes na sua dieta, prevenir deficiências de nutrientes e aprender a gerir o estresse de maneira mais eficaz.

Leia também: "Suplementos de Magnésio Para o Tratamento de Enxaquecas".

Como Acabar com uma Enxaqueca Naturalmente:

Existem muitas opções de como se livrar de uma enxaqueca, e diferentes coisas funcionam para diferentes pessoas. Experimente as seguintes dicas e veja qual funciona melhor para você.

Alimentos que Ajudam a Evitar a Enxaqueca:

Os alimentos que podem ajudar a prevenir ou tratar enxaquecas incluem os seguintes:

  • Alimentos ricos em ômega-3: Nozes, azeite de oliva, sementes (linhaça ou chia) e peixes (como salmão ou sardinha). Eles ajudam a controlar o fluxo sanguíneo e diminuem a inflamação.
  • Orgânicos, frutas e legumes frescos: Estes alimentos são ricos em magnésio e outros eletrólitos essenciais, que são especialmente importantes para controlar o fluxo sanguíneo e as funções musculares, juntamente com a prevenção de um desequilíbrio eletrolítico. Eles também fornecem antioxidantes que ajudam a diminuir a inflamação, neutralizar os efeitos da exposição à toxina e equilibrar os hormônios.
  • Alimentos ricos em magnésio: Algumas das melhores fontes desse mineral incluem espinafre, acelga, sementes de abóbora, iogurte, kefir, amêndoas, feijão preto, abacate, figos, tâmaras, bananas e batata doce.
  • Alimentos com vitaminas do complexo B: Algumas pesquisas sugerem que pessoas com enxaqueca podem se beneficiar ao consumir mais vitaminas B, especialmente a vitamina B2 (riboflavina). As fontes de riboflavina incluem carnes de órgãos e outras carnes, produtos lácteos, legumes como vegetais de folhas verdes, feijão, nozes e sementes.

Alimentos que Fazem a Enxaqueca Piorar:

Alguns pesquisadores acreditam que até 40% das enxaquecas podem ser evitadas se as pessoas melhorarem suas dietas e evitarem os gatilhos. Uma dieta pobre, com uma alta quantidade de grãos processados ​​e sódio, é um dos maiores gatilhos para os sintomas de enxaqueca. Os alimentos que podem causar dor de cabeça e enxaqueca incluem:

  • Açúcar.
  • Produtos de grãos refinados.
  • Queijos envelhecidos.
  • Peixe em conserva ou curado.
  • Pães ou doces feitos com glúten e levedura.
  • Vinho tinto e outros tipos de álcool (especialmente quando consumidos em grandes quantidades).
  • Chocolate (contém um produto químico chamado feniletilamina que às vezes causa alterações no fluxo sanguíneo que desencadeiam dores de cabeça).
  • Bebidas com cafeína (para algumas pessoas, cerca de uma xícara de café ou chá diariamente pode ajudar com as dores de cabeça, mas o consumo exagerado pode causar o efeito contrário).
  • Ovos (especialmente se alguém tem alergia).
  • Aditivos alimentares artificiais e adoçantes artificiais, incluindo aspartame.
  • Estimuladores de sabor e conservantes em alimentos embalados, incluindo o glutamato monossódico.
  • Altas quantidades de sódio, especialmente quando combinado com baixa ingestão de outros eletrólitos.
  • Alimentos muito frios.
  • Nitratos encontrados em carnes processadas como salsichas, frios, salame, bacon e presunto.
  • Alimentos fritos e fast food, especialmente aqueles feitos com glutamato monossódico.

Outras dicas dietéticas sobre como se livrar de uma enxaqueca incluem evitar dietas extremas ou pular refeições, prevenir a desidratação, evitar beber muita cafeína ao longo do dia e manter níveis normais de açúcar no sangue comendo algo equilibrado a cada hora (especialmente se você for diabético).

Leia também: "18 Remédios Naturais E Caseiros Para Dor De Cabeça E Enxaqueca".

strong>Suplementos para Enxaquecas e Dores de Cabeça:

Se você sofre de enxaquecas ou outros tipos de dores de cabeça, provavelmente pode se beneficiar ao tomar os seguintes suplementos:

  • Óleos de peixe (ômega-3): Alguns estudos descobriram que os suplementos de ômega-3 podem ajudar a diminuir a gravidade e frequência e das enxaquecas.
  • Magnésio.
  • Vitamina B2.
  • 5-HTP: Um aminoácido que pode ajudar a melhorar os níveis de serotonina e reduzir a frequência e gravidade da dor.
  • Melatonina: Pode ajudar a melhorar a qualidade do sono quando usada com moderação.
  • Creme de capsaicina: Aplique uma pequena quantidade de creme de capsaicina no interior da sua narina, ou use um spray de nariz contendo capsaicina, que funciona bloqueando os sinais de dor do nervo.

Óleos essenciais para o tratamento da dor de cabeça: Óleos essenciais têm uma variedade de usos, e você pode adicionar óleos essenciais para a lista de como se livrar de uma enxaqueca. Eles são analgésicos naturais, ajudam a reduzir o estresse ou ansiedade, reduzem a inflamação, melhoram o fluxo sanguíneo, ajudam a equilibrar os hormônios e diminuem a tensão muscular.

Óleos essenciais podem ser aplicados do lado dolorido da cabeça, pescoço e em outros lugares para acalmar a tensão muscular e estresse.

Os óleos essenciais para dores de cabeça incluem:

  • Óleo essencial de hortelã-pimenta: reduz a dor e a inflamação. Funciona por ter um efeito de resfriamento natural na pele, inibindo as contrações musculares e estimulando o fluxo sanguíneo ao redor da cabeça quando aplicado topicamente.
  • Óleo essencial de alfazema: suaviza o estresse e a ansiedade. Pode melhorar a qualidade do sono, diminuir a tensão muscular, tem efeito antidepressivo natural e qualidades sedativas.
  • Óleo essencial de eucalipto: melhora o fluxo de sangue, ajuda a limpar o corpo de toxinas e substâncias nocivas, e reduz a pressão arterial elevada e dor.
  • Óleo essencial de alecrim: reduz a dor através da regulação do fluxo sanguíneo, ajuda a diminuir os sintomas de abstinência de cafeína ou medicamentos, ajuda a digestão e acalma um estômago indisposto.

Identifique as Causas da Enxaqueca:

Cada pessoa é única quando se trata de gatilhos de enxaqueca. Especialistas acreditam que as pessoas com sintomas de enxaqueca provavelmente têm sistemas nervosos centrais sensíveis que respondem fortemente aos gatilhos em seus ambientes. Você pode manter um diário ou registro de seus sintomas de enxaqueca para que possa tirar conclusões sobre quais são seus gatilhos pessoais. A American Headache Society oferece planilhas de diário gratuitas e imprimíveis que podem te ajudar a identificar os desencadeadores de dores de cabeça. Por exemplo, pergunte a si mesmo:

  • Certos alimentos fazem suas enxaquecas piorar ou melhorar?
  • Você tem um ataque após a exposição a ruídos altos?
  • A cafeína, álcool ou droga retirada desempenha um papel na sua enxaqueca?
  • Você se sente melhor quando dorme em posições diferentes? Por exemplo, dormir de costas ou de lado ajuda a reduzir os ataques?
  • Os sintomas são piores quando você não dormiu toda noite?
  • A desidratação está envolvida em suas dores de cabeça?
  • Você observa sintomas piorarem após mudanças climáticas, como temperaturas úmidas e aumento da pressão?

Reduzir o estresse. Pesquisas mostram que uma das várias coisas que podem desencadear enxaquecas ou fazer as dores de cabeça piorarem é o estresse físico, causado por falta de sono e estresse emocional. Estar em uma situação altamente estressante, física ou mentalmente, afeta o fluxo sanguíneo e pode contribuir para a expansão ou contração dos vasos sanguíneos que atingem a cabeça. Tente o quanto for possível evitar o estresse!