Como Treinar De Maneira Divertida E Eficaz

O sucesso ou o fracasso de um plano de exercícios é medido pela sua continuidade. Tanto é assim que muitas pessoas gastam boa parte do seu tempo interrompendo e reiniciando programas de treinamento, sem obter resultados positivos. Além disso, grande parte dos indivíduos sedentários têm sérias dificuldades para dar o primeiro passo: começar de uma vez um plano de exercícios. As razões para que isso aconteça são muitas e, talvez, você pertença a um desses grupos, mas o que fazer para reverter à situação?

O mais conveniente é adotar uma conduta positiva diante de uma inevitável interrupção da atividade física, para evitar retorno ao estado sedentário inicial. Existem momentos em que você deve deixar de fazer exercício por um período de tempo determinado, mas isso não significa perder a constância no treinamento ou carecer de vontade.

Por outro lado, para terminar com uma condição de inatividade ou sedentarismo, é aconselhável começar com um nível de atividade muito leve e em seguida aumentar gradualmente até conseguir um estado de boa forma física ou "fitness"; por exemplo: realizar caminhadas de 10-15 minutos por dia até que o corpo se acostume com a atividade e, em seguida, incorporar um ou dois exercícios semanais durante um período de treinamento de dois meses consecutivos.

Como Treinar de Maneira Divertida e Eficaz

Metas claras, estratégias divertidas e resultados bem sucedidos:

Um erro muito comum cometido por aqueles que se "entediam" com o treinamento físico é perder de vista muito logo os objetivos que pretendem alcançar. Enquanto uma falta de estímulo afeta negativamente a continuidade, o fato é que antes de abandonar a atividade devemos ser buscar alternativas que compensem a rotina, reavivem a vontade e desejo de progredir fisicamente.

Em princípio, se você decidir encarar um plano de exercícios físicos, tente alterná-lo com alguma atividade aeróbica simples, como caminhar, correr, andar de bicicleta ou nadar, entre outras. Você também pode treinar com outra pessoa ou com um grupo de amigos e se você não tiver alternativa, compense a solidão treinando com a música que você mais gosta.

Periodicamente, é importante revisar os objetivos e avaliar se os resultados que você espera são os esperados, caso contrário, você terá que fazer alguns ajustes no seu plano de treinamento, como aumentar a intensidade, adicionar ou eliminar exercícios ou simplesmente mudar a rotina. Lembre-se que diante de um iminente abandono da atividade, você conta com várias opções para continuar treinando e, assim, alcançar os objetivos que planejou.

Outro ponto importante é o tempo, porque os efeitos positivos de um plano de exercício ou atividade física são apreciados depois de dois meses de trabalho contínuo. Por isso, você deve buscar sempre um equilíbrio entre o tipo de atividade, o nível de intensidade e continuidade do treinamento. No meio de tudo isso, você encontrará muitas variedades, tanto de exercícios como de atividades que te permitirão desfrutar plenamente de treinamento físico e te incentivarão a obter resultados bem sucedidos e em curto prazo.

Finalmente, recompense o seu esforço corporal recriando sua mente com saídas, deliciosas refeições ou atividades de lazer, sem quaisquer obrigações nem preocupações. Chegará um momento em que você poderá dizer que o trabalho físico "valeu a pena", deixando no lugar memórias do indivíduo sedentário que não estava feliz com o seu corpo.

Para obter informações complementares, sugerimos a leitura do artigo "Os Benefícios da Atividade Física Contra o Sedentarismo".

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