Conheça Os Riscos Do Suplemento De Cálcio

O cálcio é um mineral essencial para a manutenção da boa saúde óssea, e os estudos que indicam os benefícios de obtê-lo mediante uma dieta saudável cada vez são mais numerosos. Por outro lado, tomar suplementos de cálcio poderia ter riscos para a sua saúde, especialmente a do seu coração - em particular no caso dos homens. Para se informar mais sobre o tema, continue a leitura.

O cálcio é um dos minerais que o corpo necessita, entre outras coisas, para manter os ossos fortes. Sua deficiência provoca osteoporose. Por isso, muitas pessoas tomam suplementos pensando que, assim, obterão suficiente quantidade.

No entanto, o cálcio pode ser obtido de maneira natural, através de diferentes alimentos. Talvez a fonte mais conhecida sejam os produtos lácteos, como leite e iogurte, mas também se encontra nos vegetais de folhas verdes (como espinafre), tofu, sardinha, feijões e amêndoas, entre outros.

Conheça os Riscos do Suplemento de Cálcio

Muitos homens consideram que não obtém suficiente cálcio em sua dieta e decidem tomar suplementos. No entanto, alguns estudos mostram que estes nem sempre são benéficos. Pelo contrário, uma pesquisa recente fornece evidências de que os suplementos de cálcio poderiam aumentar as chances de que os homens desenvolvam problemas cardíacos. Este já tinha sido previamente descrito nas mulheres. Além disso, outros estudos já demonstraram que o excesso de cálcio também aumenta o risco de que se formem cálculos (pedras) nos rins.

Leia também: "O Que Fazer Com a Deficiência de Cálcio?"

No que diz respeito ao coração, trata-se de uma análise desenvolvida por cientistas do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, que analisou dados de mais de 380 mil homens e mulheres com idade entre 50 e 71 anos, que participaram de um estudo da dieta e alimentação realizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e a Associação Americana de Aposentados, entre 1995 e 1996.

De acordo com os resultados - que foram publicados no meio especializado Jama Internal Medicine Journal -, os homens que consumiam 1.000 miligramas de suplementos de cálcio por dia, tinham 20% mais probabilidades de morrer de uma doença cardiovascular.

Enquanto que os pesquisadores não encontraram nenhuma evidência de que o aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio nem em homens nem em mulheres aumentava suas chances de sofrer problemas cardíacos (o que lhes faz assumir que o risco poderia estar relacionado com a concentração do mineral disponível nos suplementos).

Além disso, outra pequena análise que avaliou cerca de 300 veteranos, aos quais haviam sido detectado câncer de próstata, descobriu que obter o cálcio dos alimentos poderia ajudar os homens a reduzir o risco de desenvolver esse tipo de câncer.

E você, consome suficiente quantidade de cálcio dos alimentos? Lembre-se que o consumo de cálcio recomendado para os homens adultos até 70 anos é de 1.000 miligramas (mg) diários e 1.200 mg diários, após essa idade.

Para que você possa se orientar sobre os miligramas de cálcio que contêm alguns dos alimentos que são consumidos com frequência, a seguir encontrará uma lista de referência:

  • Um copo de leite desnatado, 742 mg de cálcio.
  • Um copo de iogurte desnatado com 10 gramas de proteína, 354 mg de cálcio.
  • Um copo de iogurte integral com 8 gramas de proteína, 275 mg de cálcio.
  • 85 gramas de sardinha enlatada com ossos, 325 mg de cálcio.
  • Uma xícara de espinafre (cozido ou congelado), sem sal, 291 mg de cálcio.
  • Uma xícara de repolho ou couve (cozido), sem sal, 190 mg de cálcio.
  • Uma xícara de grãos de soja ou soja (cozido), sem sal, 261 mg de cálcio.
  • Uma xícara de nabo (cozido ou congelado), sem sal, 249 mg de cálcio.
  • 28 gramas de queijo suíço tipo Gruyere, 224 mg de cálcio.
  • 28 gramas de queijo mussarela, 207 mg de cálcio.
  • Uma xícara de requeijão (queijo cottage) com 1% de gordura, 138 mg de cálcio.
  • Uma torrada ou fatia de pão com guacamole, 211 mg de cálcio.

Leia também: "Alimentos Ricos em Cálcio".

O cálcio é um dos pilares para manter os ossos saudáveis, mas não o único. Também contribui:

  • Ter consumido suficiente cálcio durante a sua infância para conseguir a densidade óssea adequada.
  • Fazer exercícios todos os dias, que inclua pesos ou resistência para manter seus ossos fortes.
  • Obter suficiente vitamina D, que é essencial para a absorção adequada de cálcio.

O cálcio é um mineral essencial para manter a boa saúde dos ossos, mas é importante que você o obtenha a partir de uma dieta saudável e que, antes de tomar qualquer suplemento, consulte o seu médico, que poderá te aconselhar de acordo com sua condição de saúde em particular.

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