A serotonina ou 5-hidroxitriptamina é um neurotransmissor, que é sintetizado nos neurônios serotoninérgicos do sistema nervoso central e nas células de Kulchitsky do trato gastrointestinal. Hoje, a partir de nosso site de Saúde te contamos como aumentar a serotonina.

Também se considera a tal como um neurotransmissor periférico de sinal, se encontra quase 90% no trato gastrointestinal, sendo as plaquetas na circulação de sangue, o armazenamento principal.

Dicas Para Aumentar a Serotonina

A deficiência de serotonina pode ser a causa de alguns tipos de depressão, que se caracteriza por sintomas como ansiedade, tristeza, irritabilidade, negativismo, agressividade, baixa auto-estima, obsessões, problemas de sono e ataques de pânico. A seguir trazemos algumas dicas para aumentar a serotonina, são as seguintes:

Dieta saudável: A fome excessiva é um sintoma destes tipos de depressões e, nestes casos, são atraentes os doces e carboidratos simples, como macarrão, pão e biscoitos, mas esses alimentos que em um primeiro momento são reconfortantes, vão fazer você se sentir inchado ao final do dia.

Por esta razão é importante ser seletivo na escolha dos alimentos e tentar aumentar a ingestão de frutas e verduras, e proteínas magras para proporcionar ao seu corpo os nutrientes que necessita para produzir serotonina. São importantes os suplementos, tais como a vitamina D, B12, óleo de peixe e erva de São João, que ajudam a aliviar os sintomas.

Dicas de Como Aumentar a Serotonina

Contato com o ar livre: Quando a temperatura cai, você não sente vontade de sair para a rua, mas inclusive uma caminhada curta ao ar livre e em contato com a luz do exterior, ajuda a aumentar os níveis de serotonina.

Exercício físico: Embora o exercício não te atraia quando estiver deprimido, realize cerca de 15 minutos de atividades, como caminhar, dançar ou fazer qualquer atividade física, ajudará a aumentar os seus níveis de serotonina e aliviar os sintomas.

Massagem: Foi demonstrado que os níveis de serotonina aumentam após a terapia de massagem, seja por contato humano ou pelo próprio ato em si da massagem.

Para mais informações, não deixe de ler nosso artigo “Serotonina – O que é a e como Aumentar a Serotonina?