Os triglicérides são a principal forma de gordura no corpo e é o resultado da digestão e degradação das gorduras nos alimentos.

Alguns triglicérides são formados no corpo a partir de outras fontes de energia, tais como os carboidratos. Os níveis altos de triglicerídeos têm sido associados com uma maior possibilidade de sofrer doenças cardíacas.

Estabelecem-se as seguintes diretrizes para os níveis de triglicérides:

  • Triglicérides Normais – menos de 150 miligramas por decilitro.
  • Triglicérides elevados ao limite – 150 a 199 miligramas por decilitro.
  • Triglicérides elevados – 200 a 499 miligramas por decilitro.
  • Triglicérides muito elevados – 500 miligramas por decilitro ou mais.

Os altos níveis de triglicérides podem colocar em risco de sofrer doenças do coração, principalmente em pessoas com baixos níveis de bom colesterol e altos níveis de colesterol ruim, e em pessoas com diabetes tipo 2. Além disso, os altos níveis de triglicérides podem multiplicar os efeitos nocivos do colesterol alto, pressão alta e diabetes.

Vários estudos sugerem que os altos níveis de triglicérides são um fator de risco mais importante para as mulheres do que para os homens. Em qualquer caso, uma dieta adequada e realizar exercício físico saudável podem reduzir os níveis de triglicérides, melhorar o colesterol e reduzir o risco de doença cardíaca.

Dicas de Como Reduzir os Triglicérides

Dicas Para Reduzir os Triglicérides

A principal maneira de lidar com os altos níveis de triglicérides é levar uma dieta saudável e fazer mais exercício. Aqui estão algumas orientações que podem ajudar a reduzi-los:

1 – Manter uma dieta saudável, incorporando como prioridade frutas e verduras, porque podem ajudar você a atingir seus objetivos de perda de peso, e estão cheios de nutrientes que melhoram a saúde geral do coração.

2 – Realizar exercícios moderados cinco ou mais dias por semana pode ajudar a manter os níveis de triglicerídeos mais baixos.

3 – Perca peso, porque a perda de 5% a 10% do mesmo pode reduzir os triglicérides. A gordura da barriga está associada com os níveis mais elevados destes elementos.

4 – Reduza o consumo de alimentos e bebidas ricos em calorias.

5 – Limite os carboidratos de baixa qualidade, como os alimentos ricos em açúcar ou cereais refinados, como farinha branca, porque podem causar um aumento repentino da insulina no corpo, que pode conduzir a um aumento nos triglicérides.

6 – Reduza o consumo de sucos de frutas, pois são ricos em açúcar, e opte por carboidratos de alta qualidade, tais como frutas, verduras e cereais integrais, como aveia e arroz, entre outros.

7 – A redução de gordura saturada, gordura trans e colesterol na dieta podem melhorar os níveis de triglicérides, enquanto ajudam a controlar o colesterol, incluir menos carboidratos na dieta também ajudará a baixar os níveis de triglicérides.

8 – Verifique cuidadosamente os rótulos nutricionais sobre itens embalados para garantir que não contêm gorduras trans.

9 – É importante diminuir o consumo de álcool em pessoas com níveis elevados de triglicérides, em alguns casos, será necessário eliminá-lo por completo.

10 – Consumir mais peixes ricos em ômega-3 pode reduzir os níveis de triglicerídeos, como cavala, truta, arenque, sardinha, atum e salmão. São realmente saudáveis ​​para o coração e eficazes na redução dos níveis de triglicérides.

11 – Os altos níveis de triglicérides podem ser um indicador de outros problemas de saúde, como a síndrome metabólica e diabetes tipo 2 e ambas são fatores de risco para doenças cardíacas. Será importante manter níveis adequados de colesterol ruim ou LDL.

  • Colesterol ótimo: menos do que 100 mg/dl.
  • Colesterol alto: 160-189 mg/dl.
  • Colesterol muito alto: 190 mg/dl ou mais.

Também precisamos manter bons níveis de colesterol bom ou HDL.