Dicas Para Parar De Fumar A Partir De Hoje

Você sabe como pode parar de fumar a partir de hoje? Vamos te dar algumas dicas em nosso site de Saúde. Todos nós sabemos que fumar é um dos piores hábitos para a saúde, mas seu vício, a dependência que gera a nicotina nas pessoas, as escraviza para seguir unidos diariamente a estes cigarros que, também, marcam seus horários e costumes, enquanto vão gradualmente prejudicando a saúde.

Parar de fumar não é nada simples, requer muita força de vontade, uma determinação clara para eliminar esse hábito tão nocivo da sua vida e constância para não ter uma recaída. No entanto, o benefício que proporciona deixar esse hábito vale a pena todo esse esforço, já que não apenas se estará mitigando ou eliminando os efeitos colaterais do tabaco, mas a cada dia nos notaremos melhor, com mais energia e sem o risco de sofrer doenças graves. E o tabaco é um potente fator de risco para o desenvolvimento de câncer, acidente vascular cerebral e doença cardíaca. Para termos uma ideia de como é bom deixar esse hábito para a nossa saúde, basta apenas dar um dado: nas primeiras 24 horas sem cigarros, a probabilidade de sofrer um ataque cardíaco já diminuiu.

Então, como não dizer adeus a este hábito para sempre? Apenas temos que tomar a decisão de deixá-lo e nos colocarmos nas mãos do nosso médico ou com a ajuda de um profissional. Inclusive, existem muitas pessoas que o deixam sozinhas com muita força de vontade, perseverança e a firme convicção de ter um melhor estado de saúde. Todos estes são pilares fundamentais para conseguir deixar este vício, especialmente quando você fuma mais da metade de um maço por dia.

Dicas Para Parar de Fumar A Partir de Hoje

Como Parar de Fumar a Partir de Hoje

Abaixo, oferecemos algumas dicas que te ajudarão no seu objetivo de parar de fumar a partir de hoje e para sempre. Em poucos dias vamos oferecer a segunda parte deste especial com novas diretrizes para eliminar esse hábito tão pouco saudável.

Prática de meditação. Vários estudos sugerem que a prática da meditação ajuda os fumantes a reduzir ou eliminar o hábito, inclusive quando não se propuseram a isso.

Comece a deixá-lo em uma segunda-feira. De acordo com um estudo realizado pelo Google em 2013, os fumantes procuraram mais como deixar de fumar no primeiro dia da semana, do que quando a semana já avançou. A maioria das buscas com frases como "ajudar a parar de fumar", são realizadas na segunda-feira. Aproveite esta mentalidade coletiva da maioria para se animar a iniciar também o seu próprio propósito em uma segunda-feira. O apoio social é sempre chave no momento de abandonar o tabaco, já que nos faz ver que não estamos sozinhos em nosso objetivo.

Ir para a academia. O desejo pela nicotina diminui com o exercício devido à liberação de serotonina e dopamina no cérebro.

Associe o fumo do tabaco com um odor desagradável. Embora as pessoas fumantes costumem não se dar conta, o cheiro do tabaco é bastante desagradável. Daí que um bom método para deixar de fumar o tabaco seja associá-lo com um odor desagradável, é preciso ter consciência disso para eliminá-lo da nossa vida.

Ter aulas de yoga ou experimentar técnicas de relaxamento. Muitos fumantes utilizam o cigarro para aliviar o estresse, por isso uma boa alternativa é encontrar outras atividades relaxantes que tenham o mesmo efeito. O Yoga (além de ser uma ótima forma de se exercitar) ou as práticas de relaxamento podem ajudar a manter a ansiedade sob controle.

Use suas mensagens de texto. Um estudo revelou que os fumantes que utilizaram um programa chamado "txt2stop" eram duas vezes mais propensos a parar em seis meses do que aqueles que tentaram parar por conta própria. A razão está nas mensagens de incentivo que enviava o programa para todos aqueles que estavam tentando parar de fumar. Como observado acima, o apoio sempre nos motiva a alcançar nossos objetivos.

Comer frutas e verduras. Estes alimentos tão saudáveis são também perfeitos para ajudar os fumantes a levar um estilo de vida livre do tabaco.

Fazer exercícios com pesos. Correr na esteira não é a única maneira de conseguir benefícios para o nosso objetivo. Pesquisas mostraram que os fumantes que levantaram pesos durante três meses, juntamente com o tratamento para deixar o tabaco, tinham o dobro de probabilidade de deixar de fumar.

Para mais informações, sugerimos que a leitura do nosso artigo "Alimentação Saudável para Aqueles que Deixaram de Fumar".

O que você acha dessas dicas para parar de fumar a partir de hoje?

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