Quer afastar as preocupações e tensões que invadem o seu corpo, alterando especialmente o seu sistema nervoso? Os exercícios de Yoga podem te ajudar a encontrar a paz e o equilíbrio que a sua saúde física e mental estavam precisando, quer conhecer algumas precauções a considerar antes de praticar yoga? Contamos-te nas próximas linhas.

A yoga é uma prática milenária originária no coração da Índia, cujo principal objetivo é purificar mentalmente e fisicamente de qualquer desconforto que possa se concentrar em seu interior. Esta disciplina, que está ganhando cada vez mais aceitação e demanda, nos ajuda a aprender a controlar os nossos sentidos e, finalmente, a ver o mundo de outra perspectiva, muito mais sereno e calmo.

Hoje em dia, o ritmo frenético com que realizamos cada uma das nossas tarefas diárias pode tornar-se uma situação de estresse incontrolável, embora não estejamos conscientes disso. Se esta alteração nervosa ou esse ritmo continuam por muito mais tempo podemos chegar a prejudicar a nossa saúde a extremos consideráveis​​, uma vez que, como se sabe, o estresse é a principal causa de uma variedade de condições e doenças, muitas das quais de caráter degenerativo.

Quer Saber o Momento de Praticar Yoga em Casa?

Uma prática como a yoga pode ajudar a combater esta situação de estresse e mudar nossos hábitos, o que nos permite levar uma vida menos agitada e positiva. Podemos seguir aulas de yoga on-line e prestar atenção aos tutoriais que podemos encontrar na rede facilmente. Entretanto, antes de começar a realizar os muitos exercícios que compõem esta prática, temos que considerar alguns fatores.

Dicas Para Praticar Yoga em Casa

Por exemplo, se você é uma pessoa com osteoporose, possui algum tipo de prótese, sofre de glaucoma ocular ou osteoartrite, precisa ter especial cuidado no momento de realizar yoga, porque ao longo do seu desenvolvimento podemos desencadear muitas outras complicações somadas às que já temos. Por essa mesma razão, convém consultar o seu médico a respeito.

Por outro lado, no caso de você se encontrar grávida, deve saber que os exercícios conhecidos como asanas, comprimem o útero e outros requerem os movimentos giros de cintura, que em seu estado podem ser prejudiciais, nesse caso é melhor optar por outros exercícios. Neste caso, é recomendado que você não estique mais do que o possível o seu corpo e em cada postura é conveniente manter o ventre mais fraco e aberto para que a respiração flua mais facilmente. Além disso, é importante não manter uma posição, se você se sentir desconfortável e não se cansar demais e nunca manter presa a respiração.

No caso das crianças em casa se animarem com essas práticas, é recomendável que não realizem exercícios muito avançados e, no caso dos idosos, que realizem movimentos que não exigem muito esforço, não force a si mesmo se o corpo não pede.

Para uma melhor pratica de yoga é recomendado que tome um banho antes de água morna ou inclusive um banho de água fria, já que a pele desempenha um papel importante no equilíbrio termelétrico do nosso corpo e devemos prepará-la antes de realizar os nossos exercícios de yoga. Quanto à roupa, como acontece com qualquer disciplina esportiva, você tem que optar por roupas largas e confortáveis​​, como um short para dar mais liberdade aos nossos movimentos.

O melhor momento para fazer yoga é antes de iniciar as nossas responsabilidades, ou seja, na primeira hora da manhã, entre 6 e 8 e com uma duração de cerca de 30 minutos cada sessão, embora se não for possível por motivos de trabalho, sempre podemos atrasá-los para última hora do dia para liberar a tensão.

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Para a sua prática se recomenda realizá-lo em um lugar vazio e livre de mobiliário que podemos permitir dentro de casa, além de ser bem ventilado e em cujo centro se deve colocar um tapete para realizar tais movimentos. A verdade é que, em termos de questões alimentares, a yoga é praticada milhares de vezes melhor com o estômago e intestino ou bexiga vazios.