Os joelhos são as maiores articulações no corpo humano; são aquelas que suportam o peso corporal e lhe dão completa autonomia de movimento. No entanto, são desprovidos de nervos, por isso, quando começam a doer, são um sinal de que existe mais de um órgão danificado que requer atenção o mais rápido possível.

Mas como podemos perceber que os nossos joelhos estão sofrendo de desgaste ou algum tipo de inflamação sem complicar músculos e nervos? Na verdade, a única maneira é a prevenção.

De acordo com especialistas em traumatologia, se levarmos em consideração certas diretrizes para cuidar dos joelhos, especialmente as rótulas, podemos evitar maiores danos ou evitar um desgaste prematuro.

Leia também: “Exercícios Para Prevenir Lesões no Joelho“.

Como Prevenir Lesões nos Joelhos

Manter um peso adequado permite que os joelhos, projetados para suportar um peso determinado, desempenhem sua função sem problemas; sua forma é projetada para equilibrar os pesos, não para sustentá-los, de modo que, ao ter um desequilíbrio devido ao excesso de peso, ficam expostos a danos nos tecidos e nos tendões.

Evite ficar de pé por várias horas e sem se mover, pois isso maltrata os joelhos ao recarregar o peso corporal. O fato de que as articulações não se movem faz com que estas não sejam nutridas o suficiente e, portanto, os tecidos não são renovados. Cada exercício adequado que é realizado beneficia muito as articulações.

Dicas Para Prevenir Lesões no Joelho

Não exagere com os exercícios de flexão. Toda vez que escalamos ou subimos e descemos as escadas estamos exercendo mais peso em nossa rótula, um osso que atua como uma polia para multiplicar a eficácia dos músculos durante o movimento e o transporte. Uma vez que este se desgasta, a capacidade de movimento é perdida.

A melhor forma de reconhecer se você tem problemas com a rótula é prestando atenção ao joelho. Se, ao se exercitar, você sente que começa a incomodar a frente dos seus joelhos começa ou você sente estalar suas rótulas, é sinal de que existe um desequilíbrio e você deve consultar o médico o mais rápido possível.

Mas manter um peso adequado não é suficiente, é necessário que os músculos mantenham uma tonicidade adequada, caso contrário não podem outorgar a tensão necessária para o joelho, já que se apoiam nela para realizar corretamente o movimento.

Por último, é bom se exercitar sob a supervisão de um profissional que nos ofereça os exercícios adequados para aquecer os músculos e as articulações corretamente, de modo que possamos fortalecê-las em vez de danificá-las mais.