Dicas Para Prevenir Lesões No Joelho

Os joelhos são as maiores articulações no corpo humano; são aquelas que suportam o peso corporal e lhe dão completa autonomia de movimento. No entanto, são desprovidos de nervos, por isso, quando começam a doer, são um sinal de que existe mais de um órgão danificado que requer atenção o mais rápido possível.

Mas como podemos perceber que os nossos joelhos estão sofrendo de desgaste ou algum tipo de inflamação sem complicar músculos e nervos? Na verdade, a única maneira é a prevenção.

De acordo com especialistas em traumatologia, se levarmos em consideração certas diretrizes para cuidar dos joelhos, especialmente as rótulas, podemos evitar maiores danos ou evitar um desgaste prematuro.

Dicas Para Prevenir Lesões no Joelho

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Como Prevenir Lesões nos Joelhos

Manter um peso adequado permite que os joelhos, projetados para suportar um peso determinado, desempenhem sua função sem problemas; sua forma é projetada para equilibrar os pesos, não para sustentá-los, de modo que, ao ter um desequilíbrio devido ao excesso de peso, ficam expostos a danos nos tecidos e nos tendões.

Evite ficar de pé por várias horas e sem se mover, pois isso maltrata os joelhos ao recarregar o peso corporal. O fato de que as articulações não se movem faz com que estas não sejam nutridas o suficiente e, portanto, os tecidos não são renovados. Cada exercício adequado que é realizado beneficia muito as articulações.

Não exagere com os exercícios de flexão. Toda vez que escalamos ou subimos e descemos as escadas estamos exercendo mais peso em nossa rótula, um osso que atua como uma polia para multiplicar a eficácia dos músculos durante o movimento e o transporte. Uma vez que este se desgasta, a capacidade de movimento é perdida.

A melhor forma de reconhecer se você tem problemas com a rótula é prestando atenção ao joelho. Se, ao se exercitar, você sente que começa a incomodar a frente dos seus joelhos começa ou você sente estalar suas rótulas, é sinal de que existe um desequilíbrio e você deve consultar o médico o mais rápido possível.

Mas manter um peso adequado não é suficiente, é necessário que os músculos mantenham uma tonicidade adequada, caso contrário não podem outorgar a tensão necessária para o joelho, já que se apoiam nela para realizar corretamente o movimento.

Por último, é bom se exercitar sob a supervisão de um profissional que nos ofereça os exercícios adequados para aquecer os músculos e as articulações corretamente, de modo que possamos fortalecê-las em vez de danificá-las mais.

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