Realizar uma rotina regular de exercícios para as costas, pode prevenir dores nas costas e reduzir a gravidade e a duração em caso de crise. Além disso, os exercícios ajudam a conservar a força e a flexibilidade, e manter os músculos, ligamentos e articulações em bom estado. Hoje te contamos quais são os exercícios para prevenir problemas nas costas.

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É importante que este tipo de atividades físicas seja realizado com as técnicas adequadas. Apenas 15 minutos de exercícios para as costas três vezes por semana, ajuda a fortalecer os músculos das costas.

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Exercícios Para Prevenir Problemas nas Costas

Exercícios Para Prevenir Dores nas Costas

Realize os seguintes exercícios para prevenir dores nas costas, destacamos os seguintes:

1 – Realize inclinações pélvicas; para isso deite-se de costas e dobre os joelhos, apoiando os pés no chão na largura dos quadris e os braços ao lado do corpo, sempre mantendo os joelhos mais juntos do que os pés. Pressione as costas no chão e mantenha essa posição durante alguns segundos, repetindo a sequência cinco vezes.

2 - Deite de costas, dobre os joelhos e cruze uma perna sobre a outra, enquanto puxa a mesma sobre você, com as mãos atrás do joelho até sentir um alongamento na parte de trás. Mantenha essa posição durante 20 segundos e repita o exercício com a outra perna, realizando cinco repetições. Este é outro bom exercício para prevenir dores nas costas.

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3 - Deite-se de costas e dobre os joelhos, apoiando os pés no chão com os braços ao lado do corpo, abrace os joelhos e puxe-os em direção ao peito, segure durante alguns segundos e abaixe primeiramente uma perna e depois a outra, repetindo cerca de cinco vezes.

4 – Deite-se de costas e dobre os joelhos, estique a perna e mantenha as suas mãos atrás do joelho até sentir um leve puxão na parte de trás da coxa. Mantenha essa posição durante 25 segundos e repita com a outra perna, realizando cinco repetições com cada uma delas.

5 - Posicione-se com as costas contra a parede e dê pequenos passos até que os seus pés se encontrem a cerca de 25 centímetros da parede, contraia os músculos do estômago e, gradualmente, dobre os joelhos, enquanto você desliza pela parede. Mantenha esta posição durante cinco segundos e volte à posição inicial, repita o procedimento dez vezes.

6 - Deite-se no chão de costas e dobre os joelhos, apoiando os pés no chão e os braços ao lado do corpo. Lentamente levante os quadris, sem arquear as costas até que o seu corpo forme uma linha reta dos ombros até os joelhos. Mantenha esta posição durante alguns segundos e abaixe lentamente até a posição inicial, repetindo cinco vezes.

7 - Para realizar este exercício com o qual é possível prevenir dores nas costas você precisa de uma bola suíça, de modo que você pode rolar sobre ela apoiando no seu estômago; com a ajuda das mãos caminhe sobre a bola até que esta se encontre abaixo de suas pernas. Retorne à posição inicial e repita cinco vezes.

Para conhecer outras formas de tratar as dores nas costas, sugerimos a leitura do artigo "Remédios Caseiros Para Dor Nas Costas".