As ressacas são sentidas principalmente na parte da manhã, após uma noite de bebedeira. As características gerais das ressacas são uma sensação de náusea, vômitos, sensação de peso no estômago, dor de cabeça, sensibilidade à luz e ao barulho e sede excessiva.

Os sintomas podem variar muito de uma pessoa para outra. Em pessoas com baixa resistência ao álcool, pode haver diarreia, febre e dores nas articulações e músculos, devido a uma ressaca.

É muito importante saber como lidar com a ressaca potencial. Não apenas a ressaca te arruinará o dia como também causará estragos na sua saúde. Quando se bebe, existe uma perda de água e de nutrientes essenciais do corpo. Por isso, juntamente com a luta contra a ressaca, você também tem que repor os nutrientes perdidos.

Remédios Caseiros Para Ressaca

Leia também: "Bebidas que Causam mais Ressaca".

Remédios Caseiros Para a Ressaca

Água

A água é a melhor terapia natural que pode ser utilizada para combater a ressaca. Não tome uma bebida com sabor ou cor, já que estas contêm corantes artificiais e açúcar. O açúcar e o corante se somam aos problemas estomacais. Beba cerca de 16 copos de água por dia se estiver sofrendo de ressaca e verá uma grande melhora.

Frutas Cítricas

As frutas cítricas são um remédio caseiro muito benéfico para combater a ressaca. Um copo de suco de laranja ou limão, adoçado com açúcar é bom. Além disso, as bananas são eficazes. As bananas contêm frutose (um carboidrato que ajuda o organismo a recuperar a energia perdida) e o potássio, que é um dos nutrientes anulados pela micção frequente que o álcool causa. Kiwis também são ricos em proteínas.

Cafeína e Chocolate

A cafeína e o chocolate têm efeitos positivos na ressaca. Depois de uma farra alcoólica, coma uma barra de chocolate ou beba um copo de café. Isso vai ajudar a recuperar os impulsos nervosos. No entanto, muito café poderia eliminar os nutrientes do corpo ainda mais. Portanto, é preciso ter cuidado para não tomar mais do que uma xícara de café.

Ovos

De manhã após uma compulsão alcoólica, faça um café da manhã de dois ovos com pão. Os ovos fornecem energia para o corpo e ajudam a reconstruir o conteúdo de proteínas. Além disso, os ovos podem ajudar a eliminar as toxinas acumuladas no corpo.

Batida de Banana, Leite e Mel

Substitua os nutrientes perdidos, como o magnésio e o potássio, com uma batida de banana estimulante (a partir da metade de um copo de leite e uma grande banana madura) adoçado com mel (duas colheres de sopa). O mel aumenta os níveis de açúcar no sangue, que é reduzido pelo consumo excessivo de álcool e as bananas são ricas em eletrólitos importantes, magnésio e potássio, que se encontram severamente dizimados durante o consumo excessivo de álcool.

Vitaminas

Muitos especialistas recomendam tomar um suplemento de vitaminas do complexo B, que ajuda a substituir as vitaminas B que foram perdidas, enquanto se bebia.

Chá de Olmo

Para as náuseas e os vômitos, tome o chá de olmo, isto acalmará o desconforto do estômago e também é um grande antioxidante. O chá de olmo também voltará a nutrir o seu corpo.

Chá de Menta

Para a azia no estômago beba chá de menta. Isso esfria o estômago e também estimula a mente, ajudando a livrar-se do sentimento de letargia. A grande ação da menta é ser um analgésico. Isso ajudará a liberar a dor do corpo em geral.

Dicas Para Aliviar a Ressaca

Naturalmente, o melhor e mais fácil remédio caseiro para evitar uma ressaca é não beber álcool. O segundo melhor remédio natural é que se você vai beber, não beber muito.

Não Beba de Estômago Vazio

Em primeiro lugar, você nunca deve beber com o estômago vazio. É preferível beber depois de comer bem. Por isso surgiu o conceito de aperitivos e entradas. A comida que acompanha o álcool deve ser de preferência um alimento gorduroso. Isso vai ajudar o corpo a absorver o álcool melhor. Inclusive os alimentos fritos se prenderão na parede interna do trato gastrointestinal e retardarão a assimilação do álcool no sangue.

Não Beba de Ressaca

Se os seus amigos dizem que o consumo de álcool pode aliviar os sintomas de uma ressaca, não dê ouvidos a esse pobre conselho, porque isso não é verdade. Você tem que perceber que o seu corpo ainda está se recuperando do álcool consumido na noite anterior. Fazer isso te levaria a um aumento da demanda de atividade do fígado, com consequente dano para o mesmo, já que seria obrigado a um esforço extra.

Hidrate-se

Após o termino das festas, hidrate-se, antes de dormir consuma bastante água ou bebidas isotônicas. Podemos ter que levantar mais de uma vez para visitar o banheiro, mas menos chance de uma ressaca, ou pelo menos com menor intensidade.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.