Quem nunca sofreu uma dor muscular ou um golpe? Frio ou calor? Qual é o melhor para cada caso?

O calor e o frio são as formas mais comuns de terapia para aliviar a dor. Utilizar um ou outro dependerá se a dor é nova ou recorrente.

Normalmente, uma nova lesão causa inflamação e inchaço, por isso é preciso aplicar frio para a dor, justamente depois de um golpe ou uma queda. O frio diminui o fluxo de sangue para a área da lesão e, portanto, alivia a sensação de dor aguda e reduz a inflamação.

Enquanto que a dor que se repete (crônica ou recorrente) deve ser tratada com calor. O calor faz com que chegue mais sangue na área dolorida e promove a cicatrização. Aplicaremos calor no caso de dores musculares ou nas articulações nas quais não há inflamação.

Terapia de Calor Para Dor

O calor abre os vasos sanguíneos, o que aumenta o fluxo de sangue e o fornecimento de oxigênio e nutrientes para reduzir a dor nas articulações, relaxar os músculos doloridos e melhorar a flexibilidade dos ligamentos e tendões.

O calor também diminui os espasmos musculares e melhora a capacidade de movimento.

O calor deve ser aplicado quando existe dor articular ou muscular crônica, ou seja, quando não está associada a um traumatismo pontual.

Frio ou Calor Contra a Dor? Qual É O Mais Indicado?

O calor pode ser seco ou úmido. É possível aplicar calor usando um cobertor elétrico, uma bolsa de água quente, bolsas de gel ou banhos de água quente. É importante tomar algumas precauções ao aplicar o calor, como:

  • Não deve ser aplicado muito quente, nem diretamente sobre a pele. O melhor é utilizar uma toalha fina.
  • Não aplique calor durante mais de 20 minutos.
  • É preciso evitar aplicar calor se houver inchaço. Primeiro, aplique frio e, quando tiver desaparecido a inflamação, o calor.
  • Não deve ser utilizado o calor se existe má circulação ou diabetes, nem se houver uma ferida aberta ou pontos de sutura.

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Terapia de Frio Para Dor

O frio deve ser usado durante as 24 a 48 horas depois de uma lesão, já que diminui o fluxo de sangue para a área lesionada, e portanto, reduz a dor e a inflamação, o espasmo muscular e a dor.

A terapia com frio é indicada para espasmos, entorses, golpes, contusões, dores de cabeça e ataques agudos de gota. Deve ser usado se a área estiver inchada ou ferida. Deve ser aplicado nas áreas lesionadas durante não mais do que 20 minutos, descansar durante 10 minutos e aplicar novamente.

O frio altera a sensibilidade e pode provocar queimaduras, por isso é importante não colocá-lo diretamente sobre a pele e monitorar a área a cada poucos minutos para verificar a integridade da pele.

Você pode aplicar frio usando: uma bolsa de alimentos congelados (ervilhas), cubos de gelo em uma bolsa, pacote de gel congelado, máscaras frias para aplicar sobre os olhos (muito úteis para aliviar enxaquecas) ou usando uma toalha embebida em água fria.