A maioria das pessoas não está realmente ciente dos problemas que pode causar, a falta de sono regular e não descansar as horas necessárias, para o corpo estar em perfeito estado. A necessidade do ser humano é descansar entre 7 a 9 horas diárias, mas devido aos altos padrões de vida de uma grande parte da sociedade são poucas as pessoas que dormem o suficiente e a maioria acaba dormindo bem abaixo do que realmente precisa.

A falta de sono em longo prazo pode causar sérios problemas de saúde para o corpo. Conheça as consequências mais graves da falta de sono que podem representar um perigo grave para sua saúde.

Graves Consequências da Falta de Sono para a Saúde:

Obesidade: Dormir pouco e mal faz com que a pessoa tenha muito apetite e acabe comendo muito mais calorias do que realmente precisa ao longo do dia. Dormir menos de 6 horas a cada noite, fará com que o seu organismo produza um maior número de hormônios relacionados com a fome. É por isso que muitas pessoas obesas têm grandes problemas de sono.

Problemas de Memória: É normal que uma pessoa que se sinta cansada e exausta ao ter uma noite mal dormida, mas além do cansaço corporal, sua mente também pode ser afetada e você terá alguma dificuldade em lembrar certas coisas. Durante o sono, a memória executa uma série de processos de armazenamento que permitem reordenar todos os materiais cognitivos aprendidos durante o dia. Se o sono não for suficiente, o cérebro sofre alguma deterioração afetando negativamente a memória da pessoa.

Graves Consequências da Falta de Sono para a Saúde

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Infarto do Miocárdio: A falta de sono constante pode levar a problemas relacionados com o coração. Muitos estudos científicos têm mostrado que pessoas que dormem menos de sete horas a cada noite têm um alto percentual de sofrer um ataque cardíaco durante a sua vida. O coração é um dos órgãos do corpo que mais sofre com a falta de sono uma pessoa.

Deterioração Óssea: Muitos especialistas no assunto dizem que a falta de sono pode causar problemas de osteoporose em longo prazo. Aparentemente, a falta de sono incide continuamente em um efeito muito negativo sobre todo o sistema esquelético e pode causar problemas ósseos em longo prazo.

Risco de Diabetes: Outra consequência grave de dormir menos horas do que o necessário é o risco de diabetes. Estudos mostram que os jovens que não dormem o suficiente têm uma chance muito maior de contrair uma doença como a diabetes durante toda a sua vida.

Desenvolvimento de Câncer: Dormir poucas horas regularmente pode fazer com que uma pessoa tenha um risco mais elevado para certos tipos de câncer, tais como de mama ou retal.

Como você pode ver, dormir bem a cada noite é muito mais importante do que parece. Apesar dos elevados padrões de vida de grande parte da população, é essencial deixar de lado os problemas da vida cotidiana e dedicar algum tempo para descansar e dormir as horas que o corpo realmente precisa, antes de sofrer alguns problemas de saúde graves que estão relacionados com a falta de sono. Seu corpo vai agradecer e você vai se sentir cheio de energia no dia seguinte e terá um melhor desempenho tanto no trabalho como em casa.

Para mais dicas sobre como dormir bem, recomendamos a leitura do nosso artigo “Dormir Bem – Alimentos Para Ajudar o Sono“.