Chás, pomadas caseiras, infusões de ervas e a cromoterapia são alguns exemplos de terapias e remédios diferentes da medicina convencional, não são aplicados por médicos formados, mas são reconhecidos como um tipo diferente de medicina. Esse tipo de medicina é conhecido como medicina alternativa e é frequentemente usada.

Na definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) a medicina alternativa é “um conjunto amplo de práticas de atenção de saúde que fazem parte da própria tradição do país e estão integradas no sistema sanitário principal”. A medicina alternativa inclui práticas de acupuntura, quiropraxia, hipnose, entre outros tipos de terapias que não são reconhecidas cientificamente, porém servem como um complemento da medicina convencional.

Diferente da nossa medicina convencional (alopática), a medicina alternativa não vê a doença e sim o doente. Podemos simplificar isto, dizendo que na medicina alternativa o indivíduo é analisado como um ser completo e o tratamento é indicado para agir nas causas das doenças e não apenas em seus sintomas.

A medicina alternativa se baseia nas práticas da Medicina Tradicional Chinesa que entende que a cura de qualquer enfermidade pode vir da própria pessoa, através dos seus hábitos saudáveis.

Existem diversas terapias que atuam com o mesmo objetivo em comum: promover a saúde. Dentre tantas, podemos destacar:

- Acupuntura

- Quiropraxia

- Massagem

- Yoga

- Iridologia

- Reiki

- Florais de Bach

- Ayurveda

- Homeopatia

- Cromoterapia

- Fitoterapia

No Brasil já existe grande espaço para a medicina alternativa, inclusive, em Goiás, há o Hospital de Medicina Alternativa (HMA) que atende cerca de 150 pessoas por dia com atendimentos de terapias alternativas para pacientes do SUS.

A OMS procura orientar as pessoas a terem cautela ao usarem esse tipo de medicina, pois existem muitos terapeutas despreparados que aplicam essa medicina e acabam fazendo mal para a saúde das pessoas. Outro cuidado que se deve ter com a medicina alternativa é quanto ao consumo de chás, é preciso ter certeza de que a pessoa que irá fazer uso dos chás não tem nenhum tipo de alergia dos componentes da bebida.

Nessa sessão temos a missão de trazer debates sobre os tratamentos alternativos que visam uma melhor qualidade de vida para todos. Vale ressaltar que para iniciar um tratamento alternativo à medicina convencional, você precisa avaliar a experiência do terapeuta holístico e sua formação. Peça contato de pessoas que já foram clientes e possam relatar se houve realmente benefícios, bem como a sua postura ética profissional.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Confira Mais Sobre Medicina Alternativa