Biodança é um sistema de integração e desenvolvimento humano, um sistema baseado em experiências do crescimento pessoal induzido pela música, movimento e emoção. Esta terapia utiliza exercícios e músicas organizados, a fim de aumentar a resistência ao estresse, promover a renovação orgânica e melhorar a comunicação.

Em 1966, a American Dance Therapy Association (ADTA) surge como uma associação que reconhece a dança como um tratamento eficaz para as pessoas que tinham deficiências médicas, sociais, físicas ou psicológicas. Gradualmente emergem deste período dois campos profissionais - psicologia e dança moderna.

O “Sistema Biodanza” foi criado nos anos 1960 pelo antropólogo e psicólogo chileno Rolando Toro Araneda e se encontra difundido em diversos países, incluindo países da América Latina, Europa, Canadá, Japão e África do Sul. A dança estimula o encontro com a espontaneidade e autenticidade de expressão e consciência corporal. A psicologia explora conceitos como percepção, atenção, motivação e emoção, e atendendo a função cerebral e o comportamento humano.

Conceitos, Benefícios e Objetivo da Biodança

Noções básicas de Biodança vêm da Biologia, Medicina, Antropologia, Etiologia, Filosofia e Psicologia. Suas elaborações compostas de dança e músicas selecionadas dão um significado a nossa capacidade de ver o mundo, compreender nossa existência e projetar o futuro.

Sua metodologia é induzir experiências de integração por meio da música, do canto, do movimento criando situações que facilitam a reunião em nível de relacionamento interpessoal.

Hoje os seres humanos precisam de ferramentas para lidar com o conflito em um mundo em mudança. O ritmo da vida moderna ameaça o equilíbrio mental produzindo o estresse e, consequentemente, uma mudança na saúde de qualquer pessoa que por não tomar conhecimento das situações que exigem uma implantação de energia podem experimentar uma série de alterações fisiológicas em uma variedade de sistemas, etc., que se manifestam como sintomas psicológicos causando ansiedade, depressão e muitos outros. Os níveis de estresse terapeuticamente modificados através da atividade de dança, da atividade física e obtenção de benefícios pessoais.

Leia também: "Pole Dance: Dança, Ginástica e Arte Performática".

Usando esta técnica de auto-regulação é exercida a Biodança, mediante processos de reparação celular e regulação global das funções biológicas, reforçando assim a autoestima, favorecendo um estado de bom humor e conseguindo que valorizemos nosso próprio corpo, ganhando mais confiança.

Na Biodança a música tem um efeito transformador, é tão importante que atinge os seus efeitos muito antes do nascimento. Continuando nossa vida é usada no comércio, para acompanhar os louvores nas diferentes religiões e para induzir o sono em crianças. Elementos da música como som, ritmo, melodia e harmonia, juntamente com a dança atendem emocional, social e cognitivo.

O exercício da dança contribui para a coordenação e agilidade de movimento de controle e equilíbrio. Também tonifica a pele e aumenta a drenagem de fluídos e toxinas. A importância da terapia de dança e atividade física como ferramentas úteis no tratamento do estresse são métodos para prevenir a doença e promover estilos de vida saudáveis.

A música integrada e ritmo de atividades corporais de movimento do indivíduo e do grupo fazem desta terapia, biodança, uma fonte de saúde para proporcionar bem estar emocional e uma melhor qualidade de vida. Além de ser uma boa opção para reduzir o estresse e superar a timidez, a dança estimula a circulação sanguínea e melhora a flexibilidade e resistência.

O principal objetivo desta terapia é melhorar a qualidade de vida, assim, alcançar o equilíbrio emocional e fisiológico harmônico que facilita a expressão da personalidade. Entre os benefícios da Biodança podemos citar alguns como ajudar a superar a depressão, aumentar a autoestima e reforçar a identidade, reduzir os níveis de estresse, aumentar a energia vital, facilitando a expressão de sentimentos e emoções de forma espontânea e criativa.

Depois de muitos anos de prática desta terapia com resultados visíveis, a Biodança tem conseguido avanços espetaculares tanto no desenvolvimento do ser humano, como na terapia de doenças psicossomáticas.