Aquelas pessoas que são mais susceptíveis aos efeitos do sal para aumentar a pressão arterial poderiam ter deficiências de minerais, como potássio, magnésio e, talvez, cálcio.

O potássio, o magnésio e o cálcio tem um efeito direto sobre o volume de sangue ou influencia na capacidade dos vasos sanguíneos para relaxar.
Aumentar o volume de sangue é como abrir uma torneira e isto aumenta a pressão arterial. Se os vasos sanguíneos se contraem, a pressão também aumenta. Quando os vasos se relaxam, a pressão arterial tende a cair.

Separadamente, cada um destes minerais tem alguns efeitos, mas os três interagem e podem ter um melhor efeito quando combinados.

Minerais para Reduzir a Pressão Arterial ou Hipertensão

Minerais que Ajudam a Diminuir a Pressão Arterial ou Hipertensão:

O Poder do Potássio. O potássio afeta o volume de sangue porque ajuda a excretar o sódio. Quando você excreta sódio, também expulsa água, o que reduz o volume de sangue e, por sua vez, reduz a pressão arterial.

Quanto potássio se deve tomar? A dose diária recomendada é de 3.500 miligramas, uma quantidade que pode ser obtida a partir de oito ou nove porções de frutas e verduras. Essa quantidade ajudará a reduzir a pressão arterial. No entanto, uma maior quantidade de potássio a reduzirá ainda mais. Seria conveniente o dobro dessa quantidade como objetivo, ou seja, 7.000 miligramas ou mais por dia.

A maneira mais segura de obter potássio é dos alimentos. Na forma de suplemento, é necessária uma receita para doses de mais de 99 miligramas por comprimido. No entanto, se você está tomando um diurético que drena o potássio do seu corpo (diurético não-poupador de potássio) para tratar a pressão arterial alta, é possível que precise de um suplemento de potássio. Neste caso, seu médico monitorará seus níveis de potássio no sangue.

Melhora Com Magnésio. O magnésio ajuda a relaxar os músculos lisos dos vasos sanguíneos, o que lhes permite dilatar. Os suplementos de magnésio têm resultado eficazes em pessoas que têm a pressão arterial alta devido a danos nos rins, hipertensão induzida pela gravidez e o tipo de pressão arterial alta que provocam os diuréticos.

Se você está tomando diuréticos para tratar a hipertensão arterial como tiazidas que drenam o potássio do seu corpo, estes começarão a esgotar o magnésio e o potássio, que são os minerais que você precisa para poder regular sua pressão.

Se o seu médico te receitou um diurético para controlar a pressão arterial, é possível que este deixe de funcionar depois de mais ou menos seis meses, já que o magnésio será extraído do seu sistema. Em ocasiões, os suplementos de magnésio fazem com que o diurético seja mais eficaz novamente.
Para a maioria das pessoas resulta seguro usar até 350 miligramas por dia de um suplemento de magnésio. As formas preferíveis são o orotato de magnésio e o glicinato de magnésio.

Leia também: "Dieta, Nutrição e Hábitos Para Controlar a Hipertensão".

O Cálcio e a Pressão Arterial. Às vezes, o cálcio ajuda a reduzir a pressão arterial alta, embora seja menos eficaz que o potássio ou o magnésio. Parece funcionar melhor nas mulheres que desenvolvem uma pressão arterial alta durante a gravidez e em crianças com deficiência de cálcio.

Em um estudo, as mulheres grávidas que tomaram 2.000 miligramas de cálcio por dia reduziram sua incidência de pressão arterial alta em 54%.

A dose diária recomendada para o cálcio é de 1.000 miligramas, uma quantidade que muitos de nós não consumimos em nossa dieta diária. No entanto, mesmo se não está consumindo a dose diária recomendada e já tem a pressão arterial alta, você deverá verificar com seu médico antes de tomar um suplemento de cálcio.

Geralmente, não é recomendável para a pressão arterial alta, a menos que você seja uma mulher mais velha que tem osteoporose, já que uma quantidade excessiva de cálcio pode interferir com a capacidade do magnésio como relaxante muscular.

Outras Ajudas Naturais para Reduzir a Pressão Arterial:

As ervas podem proporcionar ajuda adicional para controlar a pressão arterial. Existem muitas ervas diferentes que são utilizadas com este objetivo, e a maioria requer supervisão médica.

Entre as ervas mais seguras e mais populares se encontra o dente de leão, que atua como um diurético natural que não drena o potássio do seu corpo. Se uma pessoa tem líquidos em excesso que devem ser reduzidos, recomenda-se uma tintura de dente de leão por um máximo de alguns meses.

A quantidade necessária depende da sua pressão arterial. No entanto, se você sofre de vesícula biliar, não deverá usar preparações de dente de leão sem a aprovação do seu médico.