O que você acha? Não dormir: engorda ou emagrece? A verdade é que ambas as afirmações poder ser válidas. Ou seja, existem estudos que as garantem.

No entanto, não se poderia garantir que dormir muito engorda como tampouco que dormir pouco emagrece. Como tudo, dormir para emagrecer tem suas complicações. Por isso, antes de ir dormir, aprenda como emagrecer dormindo.

Dormir é tão necessário como comer. Disso não existe dúvida. Mas... Quanto dormir? Isso varia de acordo com cada organismo, algumas pessoas precisam dormir muito e outras funcionam bem com menos horas de sono. Os bebês e as crianças pequenas precisam dormir mais de 12 horas e, à medida que passam os anos, os idosos podem dormir muito pouco, inclusive menos de 6 horas.

Não Dormir: Engorda ou Emagrece?

Desta primeira observação, já podemos extrair uma primeira aproximação: porque os bebês precisam dormir mais horas e os idosos menos? Simplesmente porque o metabolismo dos bebês têm muitas atividades mais para realizar durante o sono do que as pessoas mais velhas. À medida que passam os anos, o metabolismo fica mais lento, por isso tampouco é necessário dormir tanto. Neste sentido, o sono funcionaria como um alimento desprovido de calorias.

Leia também: “Dicas para Controlar a Ansiedade de Comer”.

Como calcular as calorias queimadas durante o sono:

Longe de fornecer calorias, dormir como qualquer outra atividade queima calorias. Mas... Como calcular as calorias consumidas durante o sono? A fórmula é a seguinte:

  • Calorias consumidas durante o sono = 0,015 X seu peso em kg X tempo dormido em minutos.

Por exemplo: uma pessoa que pesa 70 quilos consome em oito horas de sono (480 minutos), 0,015 x 70 x 480 = 504 calorias, ou seja, aproximadamente 63 calorias por hora de sono.

No entanto, isso não significa que dormir emagrece. Um estudo realizado por Kenneth Wright, da Universidade do Colorado, EUA, diz que, se passamos uma noite sem dormir consumimos tantas calorias, como se tivéssemos caminhado três quilômetros de distância.

Por outro lado, os resultados de diversas investigações indicam que não dormir engorda, porque se alteram os níveis de leptina e glerina, hormônios relacionados com o controlo da saciedade. Assim, as calorias extras queimadas ao permanecer toda a noite em vigília, você poderá facilmente recuperar, com o aumento do apetite que te produzirá a falta de leptina e o excesso de glerina. Tanto é assim, que é muito provável, que você termine assaltando a geladeira.

Por isso, se você quer emagrecer dormindo, faça-o! Lembre-se que dormir bem é fundamental para combater a obesidade.

Leia também: “Dormir Bem – Alimentos para Ajudar o Sono”.

Por que dormir mal aumento o peso:

Às vezes, você faz dieta e não funciona, e você se pergunta o porquê. Um dos fatores que podem influenciar o excesso de peso é a falta de descanso. De acordo com diversos estudos dormir bem te ajuda a perder peso, já que aumentaria o metabolismo e reduziria o apetite.

Quando, por algum motivo você dorme mal, existem grandes chances de que se produza o excesso de peso. Assim, estabeleceram diferentes estudos científicos que descobriram uma relação direta entre estas duas situações.

Aparentemente, o sono estaria intimamente ligado ao sucesso do processo de emagrecimento. Os ciclos circadianos (ritmos biológicos relacionados com as funções vitais que são realizadas durante o dia e a noite) seriam afetados quando não se descansa corretamente.

Descansar bem é necessário para poder enfrentar as atividades diárias. O sono é reparador. Quando isso se vê alterado, Também se alteram os mecanismos relacionados com o apetite e a saciedade, é por isso que existe uma relação direta entre a falta de sono e o excesso de peso.

Conforme estabelecido por diversas investigações, quando se dorme mal ou se alteram as horas de sono se produz um aumento de peso através de dois mecanismos.

A produção de leptina é reduzida, um hormônio que estimula o centro da saciedade. Por sua vez, se aumenta os níveis de glerina, o hormônio que estimula o apetite.

Estes mecanismos de ação são associados com um aumento do consumo de hidratos de carbono e, portanto, maior acúmulo de gordura corporal.

De acordo com esses estudos, dormir apenas cinco horas ou menos representa 50% mais chances de sofrer de excesso de peso ou obesidade.

Leia também: “As Cinco Melhores Frutas Para Emagrecer”.

Dicas para descansar e perder peso:

Para recuperar o ciclo circadiano e normalizar a produção hormonal, é importante recuperar as horas de sono. Para isso, experimente essas dicas.

  • Vá para a cama, no mais tardar 23 horas.
  • Se você não consegue dormir, não se distrair com a televisão ou o computador.
  • Faça uma atividade chata, leia algo que não seja do seu gosto, certamente lentamente o seu sono irá aparecendo.
  • Evite o consumo excessivo de café e álcool.
  • Evite o cigarro.
  • Evite o consumo de ansiolíticos ou soníferos que podem provocar habituação, produzindo o efeito oposto.

Se você sofre de ansiedade ou nervosismo que te impedem de conciliar o sono, pode recorrer a uma infusão relaxante como o chá de tília.

A chave é respeitar as funções vitais, porque isso ajuda o organismo a trabalhar de forma adequada e se queima as energias necessárias para cumprir com todas as atividades corporais.

Tenha em mente esta relação entre a falta de sono e o excesso de peso. Um bom descanso mantém saudáveis corpo e mente, além de manter um peso saudável.