O Que É A Flora Intestinal E Como Devemos Cuidá-La?

Aqui está um pequeno guia para descobrir o que é a flora intestinal, como funciona o seu estômago e o que você pode fazer para cuidá-la melhor.

Certamente você já ouviu esse termo antes, mas o que é a flora intestinal? Trata-se de um conjunto de microrganismos, entre os quais se incluem micróbios ou leveduras, que se localizam no interior do corpo humano e cuja função é protegê-lo. A flora intestinal está distribuída por todo o sistema digestivo, embora seja no cólon, onde se encontra uma maior quantidade. Você sabia que cada um de nós pode ter até 100.000 bilhões de micro-organismos dentro do nosso corpo? E a maioria deles vive no trato digestivo.

O Que é a Flora Intestinal e Como Devemos Cuidá-la?

Quando nascemos o fazemos sem flora intestinal, mas esta vai sendo criada a medida que crescemos e ingerimos alimentos. Considera-se que aos dois anos de idade a flora intestinal é praticamente definitiva e atua em nosso organismo de três maneiras diferentes: nutrindo, protegendo e ajudando no seu desenvolvimento.

Como é o processo de digestão?

O processo de digestão começa na boca com a mastigação dos alimentos, os quais se misturam com a saliva e provocam o início do processo digestivo. A comida se dirige primeiro ao esôfago e daí para o estômago, onde se decompõe com os sucos gástricos. A maior parte dos nutrientes é absorvida no intestino delgado, de onde o restante passa para o intestino grosso. Uma vez no intestino grosso, a água é absorvida e o que resta é expelido do organismo. O processo pode levar entre 24 a 48 horas para se completar. Independentemente de quantas vezes comemos por dia, o estômago está funcionando em paralelo em alguma das diferentes fases mencionadas.

Leia também: "Dicas Para Cuidar Bem da Flora Intestinal".

Como Prevenir Desequilíbrios da Flora Intestinal:

As pequenas alterações do equilíbrio podem provocar sintomas desagradáveis, como constipação, lentidão intestinal, inchaço e excesso de gases. Para evitar esses contratempos nós te damos algumas dicas:

Coma devagar e mastigue bem: o seu estômago te agradecerá, pois facilitará a digestão.

Beba (muita) água! É aconselhável consumir pelo menos um litro e meio por dia. Esta água pode também proceder de alimentos, como frutas ou verduras, sopas, caldos, infusões, etc.

Tente manter um horário: tanto para as refeições como para ir ao banheiro, procure fazê-lo sempre na mesma hora e sem pressa.

Evite certos alimentos: limite em sua dieta as bebidas com gás, os alimentos que produzem gases (repolho, feijão, lentilhas, ervilhas, alho, etc.), os que tenham alto teor de gorduras ou resultem nocivos (doces, produtos de panificação, álcool, alimentos processados) e as fibras laxantes.

Evite as refeições pesadas, é melhor fazer refeições mais frequentes e menos abundantes.

Faça uma dieta pobre em gorduras e rica em proteínas.

Tente levar uma vida saudável: faça exercícios muitas vezes, mesmo que seja sair para caminhar durante meia hora, pois te ajudará a estar em forma e favorecerá a sua saúde cardiovascular.

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