Os Efeitos Negativos Do Excesso De Tecnologia E Dicas Para Preveni-Los

Atualmente, passamos muitas horas diante de um computador, seja para o trabalho ou para o lazer. E, apesar da tecnologia e da Internet serem de grande ajuda na nossa vida diária, um uso excessivo tem claros efeitos negativos sobre a nossa saúde, que muitas vezes não temos levado em conta como deveríamos.

Passar horas diante de uma tela costuma provocar a inatividade física, resultando em aumento de peso e todos os problemas que isso implica para a saúde a médio e longo prazo.

Muitas pessoas, especialmente os jovens, estão totalmente engajados com as novas tecnologias, redes sociais, jogos de vídeo, chegando a interferir em suas horas de sono. Dormir mal provoca um mau rendimento físico e intelectual, alterações emocionais e inclusive o estresse, que por sua vez origina outras doenças.

Os Efeitos Negativos do Excesso de Tecnologia e Dicas Para Preveni-los

Outro dos problemas que origina o excesso de horas diante de um computador ou outros dispositivos eletrônicos é a fadiga que está associada com dores musculares nas costas, pescoço, ombros, braços e pulsos. Estas dores são originadas por posições ruins, por permanecer sentado por longos períodos ou por manter constantemente as mãos no teclado. Na verdade, cada vez mais pessoas sofrem a conhecida síndrome do túnel do carpo, causada pelos movimentos repetitivos e continuados da mão pelo uso do teclado e/ou mouse.

Realizar tarefas de muito perto durante um longo tempo, como pode ser estar diante de um computador, faz com que a visão seja afetada, já que não está preparada para fazer tanto esforço. Os olhos são forçados a fazer um esforço constante para focar as letras e as imagens exibidas na tela, o que faz com que a vista se torne cansada.

O sistema visual não está preparado para trabalhar tantas horas de perto, por isso começam a aparecer sintomas típicos como o lacrimejar dos olhos, coceira, letras que se movimentam e saiam de foco, dores de cabeça e que os objetos distantes pareçam borrados.

Como podemos ver, não são poucas as consequências negativas que tem para a nossa saúde o uso continuado do computador ou outros dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e consoles de jogos. Por isso, é importante tomar uma série de medidas para limitar esses efeitos negativos.

Dicas para evitar a fadiga ocular

  • Realizar pausas a cada 30 minutos para relaxar os olhos e o corpo.
  • Ajustar o brilho da tela de acordo com a luz ambiente.
  • Piscar de maneira constante para prevenir o ressecamento.
  • Utilizar filtros especiais de tela para limitar o cansaço visual.
  • Sente-se de maneira adequada e em uma distância e altura recomendados: meio metro da tela e na altura dos olhos.
  • Localize o material de trabalho perto da tela para limitar os movimentos da cabeça e dos olhos e, por conseguinte, as mudanças de foco.

Dicas para evitar o cansaço físico e as dores musculares

  • Levante da cadeira a cada 30 minutos, faça uma curta caminhada e realize exercícios para o pescoço, pulsos, tornozelos e ombros (do tipo circular).
  • É essencial sentar-se de forma correta na frente do computador. Para isso, é preciso ajustar a altura da cadeira de modo que a parte superior da tela fique levemente abaixo dos seus olhos.
  • A tela do computador deve estar localizada à nossa frente para evitar posições ruins e dor no pescoço.
  • É preciso apoiar a parte inferior das costas no encosto do assento e os em um apoio para as mãos.
  • Os joelhos tem que estar mais elevados do que os quadris. Para isso, podemos descansar os pés em um apoio para os pés localizado em um plano inclinado.

Dicas para evitar o túnel do carpo

  • Realize pausas de dez minutos a cada duas horas para aliviar a tensão e os esforços realizados pelas mãos e pulsos.
  • O teclado e o mouse devem estar na extremidade da mesa de modo que o braço se encontre no eixo do corpo.
  • O mouse deve ser colocado para o lado permitindo que o antebraço possa ser apoiado sobre a mesa. É claro que não deve estar muito longe do teclado para evitar dores provocadas por ter que esticar muito o cotovelo e o braço.
  • Realize exercícios durante as pausas para relaxar suas mãos e pulsos.

Para uma informação completar, sugerimos a leitura do artigo "Trabalhar Muito Pode Prejudicar a Saúde".

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