Você sabe quais são os exercícios para hipertensos mais benéficos? A hipertensão é uma das doenças mais comuns em todo o mundo e, embora muitas vezes não lhe damos a importância que merece, pode resultar realmente perigosa.

Se não a tratamos adequadamente, pode dar lugar a ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e problemas renais, entre muitos outros transtornos. Uma dieta saudável e o exercício regular são essenciais para prevenir esses sintomas.

Vamos nos concentrar neste último ponto. Embora seja verdade que a atividade física é essencial para prevenir a hipertensão e aliviar os seus sintomas, nem todos os exercícios para pacientes hipertensos são adequados para quem sofre desta condição. A seguir, oferecemos uma lista dos mais recomendados para eles.

Exercícios para Hipertensos

Entre a rotina de exercícios para hipertensos que você deve seguir se encontram estes:

1. Caminhar

Com meia hora por dia é suficiente para melhorar os sintomas da hipertensão, mas devemos ser constantes. Será melhor se dedicarmos os cinco minutos antes e depois do passeio ao alongamento para evitar lesões. Também são recomendados os exercícios de respiração.

2. Andar de bicicleta

Esta atividade é perfeita em casos de hipertensão leve. Praticar ciclismo, sempre a um ritmo moderado, ajuda a reduzir a pressão arterial. É importante não fazê-lo nas horas mais quentes nem forçar demais a musculatura.

Os Melhores Exercícios para Hipertensos

3. Ioga e Pilates

Essas duas disciplinas incluem movimentos que fortalecem a nossa musculatura, enquanto nos ajudam a ganhar flexibilidade e melhorar a agilidade. Tudo isso sem causar danos ao nosso organismo nem adotar posturas prejudiciais. Além disso, favorecem o relaxamento e reduzem o estresse.

4. Hidroginástica

Sempre sob a supervisão de um monitor, os exercícios aeróbicos dentro da água são altamente recomendados para pacientes com esta doença. Também são ideais para pessoas que sofrem ou sofreram lesões musculares. Com isso, podemos obter bons resultados em pouco tempo.

5. Natação

Devemos começar a praticar esta atividade com moderação, para aumentar o ritmo progressivamente. Entre os seus benefícios encontramos, além de reduzir a tensão, melhora a circulação sanguínea e reduz as dores nas costas.

Para conseguir resultados ótimos, devemos combinar esses exercícios com uma dieta adequada, reduzida em sal, gorduras e substâncias refinadas. Moderando os nossos hábitos, conseguiremos lidar com os sintomas da hipertensão e aumentar a nossa qualidade de vida.

O que você acha desses exercícios para hipertensos?

Para mais informações sobre os cuidados de saúde para quem sofre de hipertensão, recomendamos a leitura do artigo “Dicas Simples e Eficazes Para Prevenir e Controlar a Hipertensão Arterial“.