Os Riscos De Uma Vida Sedentária E Como Evitá-Los

Atualmente os avanços tecnológicos tornam a nossa vida muito mais simples, mas também mais sedentária. Este é um problema quando você considera os graves riscos que a vida sedentária pode provocar em nosso organismo, desde excesso de peso até importantes doenças cardiovasculares.

O Que é a Vida Sedentária

Falamos de vida sedentária, quando não cumprimos os 30 minutos diários mínimos de atividade física recomendados pela Organização Mundial de Saúde. De acordo com esta, pelo menos, 60% da população mundial não faz nenhum exercício, o que aumenta consideravelmente o risco de sofrer diferentes doenças.

Riscos de uma Vida Sedentária

Este perigoso sedentarismo faz com que o nosso sistema cardiovascular e torne cada vez mais fraco, o que muitas vezes leva a problemas como obesidade, diabetes, câncer ou doença cardíaca. Além disso, pode causar insônia, já que o corpo não sente a necessidade de descansar, se não se movimenta.

Os Riscos de uma Vida Sedentária e Como Evitá-los

A falta de atividade também provoca o envelhecimento prematuro, porque faz com que os músculos percam força, elasticidade e firmeza. O mesmo ocorre com os ossos, de modo que se agrava o risco de sofrer de osteoporose e artrite.

Por estes motivos, devemos fazer um esforço para modificar os nossos hábitos de vida e superar a preguiça para não ter uma vida sedentária. No início será difícil, mas os muitos benefícios que encontraremos certamente compensam todo o trabalho. Na verdade, podemos chegar a diminuir em 50% o risco de doença cardiovascular.

Como Evitar os Riscos de Uma Vida Sedentária

Se você deseja evitar os riscos de uma vida sedentária, 30 minutos por dia é o tempo mínimo recomendado para realizar exercício, seja de forma contínua ou alternada. Para isso, é ideal começar com atividades físicas leves.

Por exemplo, podemos começar caminhando meia hora todos os dias, já que se trata de um exercício muito saudável, fácil e recomendado. Também é patinar ou andar de bicicleta, seja clássica ou estática. Se tivermos pouco tempo, podemos optar por subir e descer as escadas em vez de tomar o elevador, ir andando (se possível) para o trabalho ou dar passeios mais longos com o nosso animal de estimação.

Por outro lado, em vez de fazer planos sedentários, como ir jantar ou ir ao cinema, é uma boa ideia procurar outras opções. Por exemplo, fazer excursões e caminhadas, conhecer novos lugares, entrar em contato com a natureza... Isso além de nos ajudar a fortalecer o corpo, nos ajuda a eliminar o estresse.

Se o que pretendemos para evitar a vida sedentária é realizar exercício em nossa própria casa, o ideal é selecionar alguns exercícios básicos e realizá-los de forma rotineira. Podemos incluir abdominais, flexões, agachamentos... As tarefas domésticas também representam um exercício muito completo. Realizá-las habitualmente será útil tanto para manter a casa limpa e arrumada como para movimentar o corpo.

De acordo com quais sejam as nossas necessidades e propósitos, iremos aumentando o nosso treinamento. A coisa mais importante é ter força de vontade suficiente para mudar nosso estilo de vida e manter essa atitude. Nosso corpo nos agradecerá certamente se evitarmos uma vida sedentária.

Para mais informações sobre como combater o sedentarismo, sugerimos a leitura do artigo "Sedentarismo: Dicas e Sugestão de Como Combater o Sedentarismo".

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