Para Fazer Exercício, É Preciso Aprender A Respirar

A respiração é esse amigo invisível que te permite fazer tudo o que quiser. Se você é um atleta ou pratica exercícios com frequência, com certeza sabe a importância da respiração em qualquer tipo de atividade física. Se você costuma ter dificuldade para respirar no momento de fazer algum exercício, continue lendo este artigo, você encontrará algumas dicas que te ajudarão a melhorar a sua respiração enquanto estiver em movimento.

Poucos minutos depois de ter começado a fazer exercícios você sente que te falta o ar e que a sua respiração se torna mais agitada? Você se sente exausto (a) sem passar nem meia hora de exercício? Se este é o seu caso, talvez o problema não seja que você não está em ‘forma’ ou que a sua condição física não é boa. Talvez o esgotamento e o cansaço que você sente sejam causados porque você não sabe respirar. Quando você não respira corretamente, o seu corpo não obtém o oxigênio que necessita para se movimentar. É claro que, se você tiver sintomas e em caso de dúvida, sempre é importante consultar um médico.

Mas todos nós sabemos que a respiração adequada é essencial no momento de fazer exercício. Muitas pessoas não podem praticar esportes tão simples como correr, nadar ou caminhar simplesmente porque nunca aprenderam a respirar corretamente, ou pelo menos, não pode realizá-los tão bem como poderiam. A respiração do dia a dia não é igual àquela requerida quando você se exercita.

Para Fazer Exercício, É Preciso Aprender a Respirar

Para muitas pessoas, a respiração é apenas uma questão de inalar e exalar ar. Raramente estão conscientes do poder da respiração, não apenas no momento de se exercitar, mas em sua vida diária. A respiração é tão importante, que existem atividades físicas, como Yoga que fixam grande parte da sua atenção nela. Yoga dá grande importância para aprender a respirar, já que esta te ajuda, não apenas a controlar o seu corpo, mas também sua mente.

É possível aprender a respirar?

Quando falamos com algumas pessoas sobre aprender a respirar, isso parece muito estranho, porque se tem a ideia de que a respiração é algo que fazemos de forma natural. Em termos gerais, isto é verdade. No entanto, não é o mesmo respirar quando você se exercita. Então vamos dar três dicas simples para preparar e acostumar o seu corpo a respirar corretamente. Na medida em que você conhecer e cuidar da sua respiração observará como muda o seu desempenho físico.

1- Seja consciente da sua respiração. A primeira dica e a mais simples de todas é que você aprenda a ser consciente da sua respiração. Respire lentamente e preste atenção na forma em que o ar entra no seu corpo e como se movimenta dentro dele. Mentalmente siga o caminho que o ar percorre desde o seu nariz até encher os pulmões e viaja por todo o corpo. Faça o mesmo quando o ar está saindo lentamente. Tente diminuir o ritmo da sua respiração, desta maneira tanto o seu corpo como a sua mente poderão se concentrar no bem estar que sente o seu corpo com a chegada do oxigênio.

2- Inspire pelo nariz e expire pela boca. Normalmente, inspiramos e expiramos o ar pelo nariz, mas tente agora o seguinte exercício inalar pelo nariz e expirar pela boca. Para que este exercício de respiração seja mais eficiente, tente relaxar os músculos do seu pescoço e ombros. Agora respire pelo nariz por dois segundos, mantendo a boca fechada. Expire o ar em quatro segundos através da sua boca. Para obter melhores resultados, quando expirar pressione sua boca como se fosse dar um beijo para fora, de forma exagerada.

3- Preencha o diafragma. Você se lembra de que te aconselhamos a estar consciente da sua respiração? Agora chegou o momento de ver como o ar chega além dos pulmões. Sabemos que você vai desfrutar.

Encontre um lugar confortável e tranquilo, onde você possa se deitar. Também será necessário um travesseiro ou uma almofada para colocar sob os joelhos. Para fazer este exercício você deve se deitar de costas deixando os joelhos dobrados e o travesseiro ou almofada debaixo deles. Coloque uma mão em seu abdômen (barriga) e outra no peito. Deixe o ar encher o seu abdômen, enquanto mantém quieto o peito. Faça esta respiração por três vezes. Expire o ar pela boca em 6 vezes (em forma de beijo exagerado) mantendo os músculos do estômago apertados. A barriga baixa o seu nível, mas o peito não se movimenta.

Coloque em prática o que você aprendeu

Quando você aprende novas técnicas, percebe o quão importante é aprender a ter consciência da respiração. Talvez você perceba que já não sente a sensação de falta de ar e fadiga que experimentava antes. Além dos exercícios de respiração, não se esqueça de ajudar de outras maneiras. Se o seu corpo funciona corretamente, você pode fixar a sua mente na respiração.

  • Antes de qualquer atividade física lembre-se de ter um bom aquecimento e alongamento dos seus músculos.
  • Comece se exercitando por um tempo adequado. Não vá além do que o seu corpo pode suportar. Se o seu objetivo é uma hora por dia, comece com 20 ou 30 minutos, enquanto o seu corpo começa a se acostumar. Aumente progressivamente alguns minutos. (Se você tem 40 anos ou mais e não tem feito exercido durante muito tempo, consulte o seu médico antes de iniciar um plano de exercício vigoroso).
  • Começa com dois dias por semana, se você sentir que o seu corpo reage de forma adequada siga com 3 e assim por diante até que você consiga alcançar o seu objetivo.
  • Perceba que quando você começa uma atividade, começa lentamente e, em seguida, o ritmo pode ir aumentando. Para finalizar tentar seguir o mesmo padrão. Não encerre a atividade de forma inesperada, tente baixar o ritmo gradualmente.

Algo tão simples como a boa respiração pode te ajudar a melhorar a forma como você se exercita. Aprender a controlar a sua respiração não apenas te ajudará a ter um desempenho físico adequado, mas que te ajudará a controlar o estresse. Você verá todos os benefícios que pode obter a partir de uma boa respiração.

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