Peixe: Essencial Em Nossa Alimentação

Você sabia que o peixe é um aliado fundamental contra o estresse e a depressão? Isso é pelo menos o que afirmam alguns estudos que asseguram que o ômega-3 do peixe aumenta a serotonina e, portanto, o nosso bem estar. Algo mais a acrescentar aos muitos benefícios que o peixe fornece ao nosso organismo.

Benefícios de Consumir Peixe:

O peixe exerce um importante papel em nossa alimentação por sua contribuição de ácidos graxos ômega-3, vitaminas e proteínas, em muitos casos, superior a da carne. Indispensável em uma dieta equilibrada, sua falta pode prejudicar o desenvolvimento normal do crescimento em crianças e pode provocar determinadas doenças em adultos, como o bócio.

Peixe: Essencial em Nossa Alimentação

Seu fornecimento de proteínas é de cerca de 15% - 20% e contêm todos os aminoácidos essenciais para o organismo. Além disso, os peixes dos quais é possível comer a espinha fornecem um extra de cálcio fundamental para aquelas pessoas com intolerância à lactose.

Seu alto teor em ácidos graxos ômega-3 fornece benefícios no sistema cardiovascular, e melhora significativamente os estados depressivos.

O peixe também apresenta um alto teor de vitaminas, especialmente do grupo B e vitaminas A e D. Recomenda-se consumir peixe cerca de duas ou três vezes por semana para perceber efeitos salutares em nosso organismo, como melhorar a visão, artrite, asma e melhorar em geral o sistema imunológico.

Leia também: "Os Peixes Com Mais Proteínas".

Consumo de Peixe Previne Doenças:

São numerosos os estudos que relacionam o consumo regular de peixe com a menor incidência de algumas doenças. O ômega-3 presente no peixe favorece o tratamento de doenças cardiovasculares, como o infarto ou o derrame cerebral, e reduz o risco de sofrer hipertensão e trombose.

Por outro lado, o peixe possui propriedades anti-inflamatórias que podem aliviar os sintomas da artrite reumatoide, e se observa uma menor incidência de diabetes em pessoas que o consomem habitualmente.

Seu baixo teor de gorduras o converte no componente indispensável de qualquer dieta, já que a sua contribuição de calorias é determinada pela forma de cozinhá-lo. O peixe assado ou grelhado terá, em qualquer caso, uma menor fornecimento calórico do que se consumido frito e podem ser encontradas múltiplas e saborosas receitas de peixe para trazer criatividade para as nossas refeições diárias.

Temos falado muito sobre a conveniência ou não de comer peixe cru. São muitas as vozes que alertam para o perigo de infecções, mas se são tomadas as devidas precauções, a escolha de comer peixe cru não deixa de ser um assunto cultural.

Tampouco estão de acordo no debate sobre o peixe fresco ou congelado. Alguns estudos afirmam que o peixe congelado mantém todos os nutrientes, enquanto outros negam. À espera de alguma conclusão, a escolha, neste caso, dependerá de uma questão econômica e de acessibilidade.

Em qualquer caso, sua fácil digestão, seu baixo teor de gorduras e suas contribuições nutricionais, tornam o peixe imprescindível em uma dieta saudável e equilibrada na qual tampouco devem faltar frutas, verduras e cereais.

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