Quando você vai à aula de Pilates ou academia e te falam sobre os músculos centrais e a importância de fortalecê-los, você realmente sabe quais são e por que são importantes? Em Saúde Dicas te contamos, para que na próxima você saiba do que falam.

Com o surgimento dos métodos de exercícios como Pilates, ioga ou Tai Chi, cada vez é mais comum que te falem da importância de fortalecer seus músculos centrais. E enquanto muitos temos uma ideia vaga do que são, na verdade, não sabemos a ciência exata.

Os músculos centrais compreendem o conjunto de músculos dos quadris, abdômen, pélvis e tronco, que suportam nada mais e nada menos do que a coluna vertebral. E são denominados centrais não apenas porque estão localizados no centro do seu corpo, mas, basicamente, porque são "centrais", um ponto crítico para que o seu corpo se mantenha estável e forte enquanto se move.

Quando os músculos centrais estão fortes, sua postura é melhor, seu corpo está equilibrado, tem uma melhor coordenação dos seus movimentos e os faz com mais força, e têm menos possibilidades de lesões. É uma espécie de proteção para os ossos da pélvis e da sua coluna vertebral.

Mas o que quer dizer que o seu corpo está equilibrado? Que é possível se ajustar aos movimentos cotidianos, e que você pode responder com rapidez e força aos movimentos inesperados. Além disso, a estabilização dos seus músculos centrais te ajuda a reduzir a dor na parte inferior das costas, estar mais em forma, fazer melhor qualquer outro exercício, e inclusive serve para aumentar a consciência e a confiança que você tem do seu próprio.

Para que você tenha uma ideia mais clara da sua importância, imagine que você está caminhando por uma rua e pisa em uma pedra que te faz perder o equilíbrio. Seu tornozelo vai torcer, a perna que ia para frente agora vai puxar o corpo para um lado diferente, e tanto os seus quadris quanto sua coluna vertebral também irá mudar de direção de um momento para outro. Se os músculos centrais não estão fortes o suficiente, é muito provável que o seu corpo não esteja equilibrado e este tropeço pode fazer com que seu corpo se machuque. Você não deve se preocupar se terminar com um mínimo de dor nas costas depois desse tropeço.

Não pense que a ideia de fortalecer os músculos centrais é nova. Pelo contrário, tem sido praticada há tempos em métodos de exercício, como Pilates, Ioga, Tai Chi, artes marciais, etc. É que até poucos anos, tornou-se popular no país. Hoje em dia quase todos os métodos e rotinas incluem exercícios para os músculos centrais, e há aqueles que insistem que são mais importantes do que fazer abdominais. Você pode inclusive trabalhar os músculos centrais com bola suíça (essas bolas grandes e brilhantes que existem nas academias).

Esperamos que depois de ler isto, você tenha um pouco mais claro por que é tão importante fortalecer os músculos centrais. Existem muitos exercícios que você pode fazer facilmente em qualquer momento do dia, sentado no trabalho ou em pé na fila do supermercado.
Comece cedo e você notará até que muda a sua forma de sentar e suas costas já não serão as mesmas.