Muitas pessoas têm solicitado informações relacionadas com o aneurisma, suas causas, sintomas e remédios. Neste sentido, explicaremos em primeiro lugar o que é o aneurisma.

Esta é uma dilatação anormal localizada e permanente da parede de uma artéria. Origina-se pela pressão do sangue que, a partir do interior dos vasos sanguíneos, produz o aneurisma em uma área onde existe uma lesão prévia da parede arterial.

A maior parte dos aneurismas ocorre nas artérias cerebrais e na aorta. Com frequência tem forma de pequeno fuso (aneurisma fusiforme). No entanto, existem também outras formas e tipos.

O aneurisma sacular é, por exemplo, uma dilatação de um pedaço de uma artéria em forma esférica ou de saco. A abertura que coloca em comunicação o aneurisma com a artéria costuma ser muito pequena em relação ao tamanho do saco.

Remédios  Caseiros Para Aneurisma (Preventivo)

O aneurisma dissecante é uma ruptura da camada interior de uma artéria de modo que o sangue penetra entre esta camada e a externa, para voltar, em seguida, ao lúmen arterial. Geralmente, este aneurisma é devido a uma fraqueza congênita da parede arterial.

Também existe o falso aneurisma que se produz quando em uma artéria existe uma pequena fissura que fica coberta pelos tecidos circundantes. A parede deste falso aneurisma não é formada pela artéria, mas pelos tecidos circundantes.

Os aneurismas são mais comuns nos homens e na idade média da vida.

Alguns aneurismas são devido a uma fraqueza congênita em algum ponto na parede arterial, portanto, existem desde o nascimento (a maioria dos aneurismas cerebrais é deste tipo). Outros podem ser produzidos por certas doenças que afetam vasos sanguíneos, como a arteriosclerose e a sífilis.

Os aneurismas sifilíticos estão localizados com preferência na porção ascendente da aorta.

Os aneurismas não costumam causar sintomas durante muito tempo, até que pelo seu crescimento comprimem estruturas vizinhas (algum nervo, costelas, etc. causando paralisia ou dor), ou até que em um determinado momento se rompem. Neste caso, os sintomas e as consequências da ruptura dependem da localização do aneurisma e do volume da hemorragia gerada.

A ruptura de um aneurisma cerebral é a causa mais comum de acidente vascular cerebral em pessoas jovens. Normalmente, ocorre de forma abrupta, frequentemente após a realização de um exercício físico intenso ou um aumento súbito na pressão arterial. São fatais em 15% - 20% dos casos; no restante costumam ficar diversas sequelas, como paralisia ou insensibilidade de uma área corporal.

A ruptura de um aneurisma da aorta ocasiona uma dor torácica ou abdominal muito intensa com perda massiva de sangue; a mortalidade pode chegar a 65% dos casos.

A seguir apresentamos remédios preventivos para aneurismas.

Remédios Caseiros Para Prevenção de Aneurisma

  • Consumir alho cru picado em saladas.
  • Ingerir uma colher de chá de óleo de peixe todos os dias.
  • Adicionar 1 colher de sopa de levedura de cerveja em uma xícara de iogurte. Consumir diariamente.
  • Ferver 1 colher de sopa de folhas de castanha da Índia em uma xícara de água por 5 minutos. Coe e beba uma xícara por dia.
  • Despeje 1 colher de sopa de ginkgo biloba em uma xícara de água e deixe ferver por 5 minutos. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba uma xícara por dia.

Leia também: "O Aneurisma, Como Consequência do Colesterol Elevado".

Perguntas e Respostas Sobre Aneurisma

O que pode produzir um acidente vascular cerebral em uma pessoa jovem?

Nas pessoas jovens, este tipo de ataque costuma ser devido à ruptura de um aneurisma das artérias cerebrais. Nas pessoas idosas, no entanto, os acidentes vasculares cerebrais são geralmente causados por uma embolia cerebral em pessoas que sofrem do coração, nas quais se formam coágulos sanguíneos dentro deste órgão. Se um coágulo escapa seguindo a corrente sanguínea, pode chegar ao cérebro e bloquear qualquer uma das suas artérias, resultando na maioria dos casos, paralisia de uma parte do corpo.

Qual relação existe entre as varizes e os aneurismas arteriais?

A ruptura de um aneurisma apenas tem um tratamento possível: a rápida intervenção cirúrgica. Não existe nenhuma relação entre as varizes e os aneurismas arteriais. E enquanto as varizes das veias das pernas são muito frequentes, especialmente entre as mulheres com vários filhos, os aneurismas arteriais são muito raros.

Pode a frequência das enxaquecas ser devido a um aneurisma cerebral?

A dor de cabeça latejante, característica da enxaqueca, não se deve a nenhum aneurisma, mas a uma dilatação difusa e transitória de alguma das artérias da cabeça, sem que exista nenhuma lesão permanente nestes vasos sanguíneos.

Podem ser contagiosos os aneurismas causados pela sífilis?

A infecção sifilítica pode se espalhar, mas sem aneurismas. Além disso, não devemos esquecer que, atualmente, os aneurismas causados pela sífilis são muito raros, já que esta doença é mais bem diagnosticada do que há algumas décadas e seu tratamento é muito melhor.

Podem causar aneurismas os traumatismos?

Os traumatismos sobre uma artéria podem ocasionar uma pequena pausa. Desta forma, se produz uma dilatação em forma de bolsa que comunica com o interior da artéria. Esta lesão é chamada de falso aneurisma, porque a parede deste não corresponde à verdadeira parede da artéria.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.