Todos os dias o nosso corpo enfrenta um infindável número de agentes infecciosos, e o sistema imunológico monta uma defesa agressiva contra esses invasores. Para isso, usa células especializadas que localizam, identificam e destroem quaisquer substâncias estranhas que ameacem a saúde.

No entanto, quando o sistema imunológico se encontra enfraquecido é incapaz de responder de forma adequada à presença destes elementos agressores tornando a pessoa mais suscetível a contrair doenças de todos os tipos. A má nutrição e as deficiências nutricionais são fatores contribuintes comuns da baixa imunidade. Além disso, os níveis elevados de colesterol, o estresse e o consumo de açúcar favorecem o enfraquecimento imunológico.

Outras causas que geram essa alteração são o consumo de bebidas alcoólicas, a exposição aos contaminantes ambientais, os pesticidas; a radiação e os aditivos, corantes e conservantes adicionados aos alimentos; a obesidade, as alergias alimentares, a intoxicação por metais pesados, os desequilíbrios hormonais, o tratamento de quimioterapia para combater o câncer, as vacinas e o uso prolongado de antibióticos, cortisona, esteroides e outros medicamentos.

Os sinais de que se pode estar sofrendo de um enfraquecimento do sistema imunológico incluem alergias, candidíase, hipersensibilidade a substâncias químicas, fadiga e infecções crônicas, resfriados, asma ou bronquite recorrente e cura mais lenta do que o normal de doenças e lesões.

Da mesma forma, o sistema imunológico pode ser gravemente afetado como resultado de certas condições médicas, como a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), o complexo relacionado com SIDA e certos tipos de câncer.

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Remédios Para Fortalecer o Sistema Imunológico:

  • Ferva 1 colher de sopa de equinácea em uma xícara de água durante 5 minutos. Tome uma xícara por dia durante seis semanas. Em seguida, descanse por seis semanas e novamente retome este remédio.
  • Lave e pique um pedaço de raiz de alcaçuz e deixe ferver por 5 minutos em uma xícara de água. Tampe, deixe esfriar e coe. Beba 1 xícara diária sempre e quando não se sofre de pressão arterial alta ou hipertensão. Nesse caso, não use este remédio.
  • Despeje 4 gotas de óleo da árvore do chá, 2 gotas de óleo de limão, 3 gotas de óleo de alecrim e 1 gota de óleo de gengibre em uma bacia ou banheira cheia de água quente. Mergulhe neste banho por 20 minutos.
  • Despeje 1 colher de sopa de selo de ouro em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Tome 1 xícara por dia.
  • Despeje 4 gotas de óleo da árvore do chá, 2 gotas de óleo de laranja, 2 gotas de óleo de amaro e 2 gotas de óleo de pau-rosa em uma bacia ou banheira cheia de água quente. Nas primeiras horas da noite, ou antes, de dormir, mergulhe na banheira durante 15 a 20 minutos.
  • Despeje 120 ml de óleo de amêndoas (óleo base) em um recipiente limpo e, em seguida, adiciona 8 gotas de óleo de tomilho, 10 gotas de óleo de gerânio, 6 gotas de óleo de mirra, 10 gotas do óleo da árvore do chá, 5 gotas de óleo de elemi e 8 gotas de óleo de limão. Misture delicadamente. Uma ou duas vezes por dia, dê massagens no corpo com esta fórmula.

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Recomendações Nutricionais: Consumir peixes gordos como o atum, sardinha e salmão, já que são ricos em ácidos graxos essenciais. Essas gorduras são vitais para a cura de feridas e o bom funcionamento das células T responsáveis pela defesa do organismo.

Ingerir tomates, cenouras e outros alimentos que contenham carotenoides A pesquisa indica que suas propriedades antioxidantes podem proteger as células imunológicas dos destruidores radicais livres. Consumir alimentos que sejam fontes de zinco como aves, cereais integrais e frutos do mar. Este mi

Ingerir alimentos com ferro como lentilhas, feijão, beterraba e peixes gordos. São necessárias quantidades adequadas deste mineral para a fabricação das células B e células T. Comer iogurte probiótico. Cada vez existem mais evidências de que estas bactérias boas melhoram as respostas imunológicas contra os vírus e células cancerígenas.

Consumir bagas e frutas cítricas ricas em vitamina C. Além de proteger contra o dano oxidativo, esta vitamina pode melhorar a função das células imunológicas.

Tome suplemento de enzimas digestivas. As enzimas digestivas fortalecem o sistema imunológico, melhorando a digestão, absorção e assimilação de todos os alimentos e complementos nutricionais que você consome.

Evite todos os alimentos desencadeantes de alergias. Talvez você deva procurar um nutricionista, a fim de determinar se você sofre de alergias alimentares ou deficiências nutricionais, assim como um programa orientado para fortalecer o seu imunológico.

Recomendações Gerais: Pratique técnicas de relaxamento e gestão do estresse. Pratique exercício de forma regular.