O colesterol e os triglicerídeos são fontes importantes de gordura que circulam no sangue e que são necessárias para o organismo.

No caso do colesterol, para a formação de células fortes, e quanto aos triglicerídeos para gerar energia. No entanto, os problemas surgem quando os seus níveis são elevados no sangue.

Por isso, muitas pessoas verificam, com alguma regularidade, seus níveis de colesterol e triglicerídeos, e uma grande maioria, se concentra no primeiro sem dar muita importância aos triglicerídeos os quais, também, podem resultar perigosos para a saúde.

De acordo com estudos realizados, quando os triglicerídeos se encontram em níveis elevados podem provocar ataques cardíacos, especialmente em mulheres que entraram na menopausa, pancreatite, problemas de fígado e baço.

Alguns sintomas que indicam a presença de triglicerídeos elevados no sangue são o aumento da gordura abdominal, fadiga constante, pilosidade facial (no caso das mulheres), queda de cabelo, insônia, dores de cabeça e retenção de líquidos.

É importante saber que os níveis normais de triglicerídeos podem variar desde 40 até 250 mg/dl, o que é um intervalo relativamente amplo.

Normalmente, se consideram os níveis de 250 mg/dl a 500 mg/dl como “elevados”, e superiores a 500 mg/dl como “muito elevados”. O melhor é manter os níveis de triglicerídeos abaixo de 150.

Remédios Caseiros Para Reduzir os Triglicerídeos

Remédios Caseiros Para Reduzir os Triglicerídeos

Os remédios caseiros para reduzir os triglicerídeos se concentram basicamente na alimentação que a pessoa tem e, em seguida, apresentamos:

  • Consumir o equivalente a sete xícaras de salmão, sardinha, arenque, cavala diariamente reduz os triglicerídeos, já que contém óleo ômega-3, que tem sido demonstrado em estudos, sua eficiência redutora.
  • Comer um dente de alho diariamente reduz os triglicerídeos.
  • Ingerir meia xícara de feijões secos diariamente.
  • Lave e corte uma berinjela e pepino. Coloque no liquidificador com um copo de água. Bata por alguns segundos e coe. Consuma este suco uma hora antes do café da manhã durante 15 dias. É um remédio não aconselhável se você sofre de pressão arterial baixa.
  • Leia também: “Dicas de Como Reduzir os Triglicérides”.

  • Lave e corte uma fatia de mamão. Bata junto com um copo de água e o suco de uma laranja sem açúcar. Tome um copo deste suco durante 10 dias, descansando 5 e repetindo a dose.
  • Ferva 5 gramas de casca de tangerina em uma xícara de água durante 5 minutos. Coe e beba diariamente durante o tempo necessário para reduzir os triglicerídeos.
  • Despeje uma colher de sopa banchá (chá verde japonês) em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba 1 ou 2 copos por dia.
  • Coloque em um processador 2 maçãs azedas e extraia seu suco. Tome este diariamente.
  • Consuma uma xícara de cevada ou arroz tostado.
  • Despeje uma colher de sopa de farinha de aveia em um copo de água. Cubra e deixe macerar por 8 horas. Passado esse tempo, coe e tome este líquido, de preferência com o estômago vazio.
  • Despeje uma colher de chá de vinagre de maçã e algumas gotas de mel em um copo de água. Misture bem e tome em jejum. Não tome este remédio se você sofre de dentes sensíveis.
  • Lave as folhas mais macias de duas alcachofras e deixe ferver por 10 minutos em um litro de água. Após este tempo, retire do fogo e coe. Tome 2 xícaras por dia.

Recomendações:

Reduza a gordura. É aconselhável, se você tem níveis altos de triglicerídeos, reduza a ingestão de gordura para menos de 25% das calorias diárias e se for gordura saturada para menos de 10%, já que esta contribui para o aumento dos triglicerídeos.

Cozinhe carboidratos complexos. Segundo pesquisas, as pessoas que adotam dietas ricas em carboidratos complexos, como massas, arroz, feijão ou legumes e cereais não apresentam problemas com triglicerídeos. Por isso, recomenda-se preferir os carboidratos complexos, aos quais não se deve adicionar gordura.

Suspenda carboidratos simples. Devido ao fato de que os carboidratos simples como açúcar, doces e outras guloseimas são importantes contribuintes para os níveis elevados de triglicerídeos, a eliminação da dieta é aconselhável.

Reduza o peso se você tem sobrepeso. Não há necessidade de atingir o peso ideal para reduzir os triglicerídeos, apenas manter um peso que não exceda 10% do ideal resulta eficaz no combate aos triglicerídeos.

Faça exercícios. O exercício é eficaz para reduzir os triglicerídeos. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia descobriu que as mulheres que faziam exercício pela manhã conseguiam controlar melhor seus níveis de triglicerídeos ao longo do dia do que as sedentárias. Aparentemente, os benefícios do exercício em relação à concentração deste tipo de gordura no sangue em mulheres são quase imediatos: observa-se um declínio após três horas.

Verifique os medicamentos que são ingeridos. Determinados medicamentos podem dar lugar a um aumento excessivo de triglicerídeos no sangue. Entre esses medicamentos se destacam os esteroides em geral (cortisona, estrogênio). Também podem provocar os antipsicóticos atípicos, fármacos usados para tratar alguns transtornos psiquiátricos.

Controle melhor a diabetes (se você sofre). O fígado pode utilizar a glicose para produzir triglicerídeos. Quanto mais existe no sangue, mais risco existe que ocorra.

Evite bebidas alcoólicas. O consumo de álcool é o que mais afeta negativamente os elevados níveis de triglicerídeos. Por isso, é necessário evitar, inclusive pequenas doses de álcool.