Remédios Caseiros Para Ter Ossos Fortes

Os ossos constituem a estrutura que suporta o corpo, protegem as vísceras e servem como alavancas para a ação dos músculos.

Além disso, em muitos casos, acolhem órgãos hematopoiéticos, formadores dos elementos figurados do sangue, e servem para armazenar cálcio. De acordo com a maneira como se originam, podemos distinguir dois tipos de ossos: ossos dérmicos ou de membrana e ossos de cartilagem ou endocondrais.

Estão recobertos de uma membrana fibrosa, chamada periósteo; a maioria possui uma medula ou cavidade medular, substância branca que contribui para a formação de tecido novo e que tem um papel importante na hematopoiese.

Remédios Caseiros Para Ter Ossos Fortes

A massa dura, disposta em torno da medula consiste de tecido ósseo denso ou compacto. A cavidade medular, principalmente em ambas as extremidades do osso, está atravessada ou preenchida de osso esponjoso ou reticulado. O osso compacto e esponjoso tem idêntica composição.

O osso esponjoso da epífise está integrado por numerosas lamelas ósseas ou trabéculas, as quais estão orientadas para determinados pontos focais de esforço ou tensão; deste modo se consegue um máximo de resistência com um mínimo de material.

Distinguem-se no osso duas frações diferentes: a matéria orgânica, chamada osteína, e a matéria inorgânica, constituída por sais de cálcio, principalmente fosfato tricálcico (75%) e carbonato de cálcio (10%). A proporção entre ambos os materiais varia com a idade, aumentando com isso a fração inorgânica.

Os ossos introduzidos durante algum tempo em ácidos diluídos se descalcificam e conservam apenas a matéria orgânica; se tornam flexíveis, mas mantém sua forma e sua estrutura. Um osso cuja substância orgânica foi eliminada por incineração fica branco, leve e muito frágil.

Sendo um tecido vivo, o osso está composto por células (osteocistos) e por uma substância intercelular formada de fibras de colágeno impregnadas de sais de cálcio. Nas superfícies exteriores e interiores do osso as lamelas de fosfato e carbonato de cálcio se dispõem paralelamente à periferia, enquanto que na porção interna encontram-se vários grupos de cilindros concêntricos em torno dos respectivos canais de Havers, nos quais se encontram vasos sanguíneos e nervos.

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As unidades concêntricas assim estruturadas se denominam sistemas de Havers. A forma e a estrutura dos ossos estão em harmonia com sua situação e suas funções. Os ossos submetidos a poderosas forças estão reforçados interiormente, e nos pontos de inserção dos músculos ou tendões apresentam uma superfície rugosa.

Os ossos se calcificam por sua forma em longos (tíbia, rádio, ulna, fêmur, fíbula), largos ou planos (frontal, parietal, etc., em torno das cavidades que contribuem para formar) e curtos (vértebras, do carpo). Os ossos longos apresentam um corpo central alongado ou eixo e duas extremidades ou epífises. As epífises lisas estão cobertas com cartilagem e se articulam com outros ossos; se são arredondadas, se denominam cabeças ou côndilos; se são planas, se chamam folheados articulares.

Os ossos planos são compostos de duas folhas de osso compacto, entre os quais existe tecido ósseo esponjoso. A superfície de um osso é perfurada por canais e poros, que permitem a entrada dos vasos sanguíneos e nervos.

Os ossos apresentam externamente uma série de acidentes característicos: linhas, cristas ou rugosidades (que são proeminências lineares); tubérculos, maléolos; espinhas ou processos estiloides (proeminências a modo de pontas); poços ou tanques (depressões menores ou maiores); sulcos, meatos e forames (buracos mais ou menos largos); canais e carrilas (áreas planas e lisas). As extremidades de contato dos ossos adjacentes constituem as articulações.

O crescimento dos ossos se realiza a custa de determinadas áreas cartilaginosas ou conjuntivas, que vão proliferando e, em contato com o osso, se transformam por sua vez em tecido ósseo. A soldadura das fraturas ósseas ocorre, em grande parte, por um processo semelhante ao do crescimento.

Uma vez alcançado o tamanho definitivo, os ossos não permanecem inalterados, mas que estão sujeitos a uma renovação contínua.

A seguir apresentamos vários remédios para ter ossos fortes que podem ser feitos em casa com ingredientes naturais.

Remédios Caseiros Para Ter Ossos Fortes:

  • Ferva um punhado de folhas de urtiga seca em um litro de água por 10 minutos. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba ao longo do dia. Este remédio também resulta útil no caso da osteoporose.
  • Ferva 100 gramas de folhas de olmo e 30 gramas de folhas de nogueira durante 10 minutos em 1 litro de água, coe e beba por um mês. Descanse outro e, em seguida, retome este remédio por mais um mês e assim por diante (um mês sim e outro não).
  • Ferva 60 gramas de alfafa em 2 litros de água até reduzir para 1 litro, coe e adicione 40 gramas de trevo de água. Cubra e deixe em infusão durante 20 minutos, coe e distribua em 8 partes para tomar em 4 dias, na porção de 2 vezes por dia, 4 dias consecutivos por semana, durante 6 semanas consecutivas, ou seja, 24 dias no total. Em seguida, descanse 24 dias e retome o remédio por outros 24 dias e assim por diante.
  • Realize uma infusão com 1 colher de sopa de louro em uma xícara de água e beba todos os dias durante uma semana. Em seguida, retome na semana seguinte e descanse e assim por diante.

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Recomendações:

Consumir alimentos ricos em cálcio, como os produtos lácteos (especialmente iogurte), brócolis, agrião, etc. para ter ossos fortes. O cálcio necessita de vitamina D para ser absorvido adequadamente; não se esqueça de tomar sol todos os dias por pelo menos 15 minutos (início da manhã ou tarde).

Consumir peixes. As sardinhas enlatadas e salmão, com tudo e os ossos, são ricos em cálcio. A cavala e outros peixes oleosos são ricos em vitamina D.

Ingerir soja. A soja contém não apenas cálcio, mas estrógenos vegetais; ajuda a manter a densidade óssea. Substitua a farinha normal por farinha de soja em receitas quando assar. Coma "nozes", de feijão de soja torrado em vez de amendoins, e use a proteína de soja nos pratos. Prepare bebidas com leite de soja (que não seja transgênico).

Não exagere na proteína. A alta ingestão de proteína aumenta a excreção de cálcio. Limite-se a dose recomendada de 45 gramas por dia para mulheres e 55 gramas para homens. Muitos comem o dobro.

Limite a cafeína. Limite à ingestão de cafeína ao equivalente de três xícaras de café por dia, pois a cafeína faz com que o organismo excrete mais rápido o cálcio.

Comer cebolas. Em ratos machos alimentados com 1 grama de cebola seca por dia tiveram uma redução de 20% no processo de decomposição óssea, que conduz à osteoporose (um pouco mais do que com o medicamento calcitonina).

Consumir alimentos enriquecidos. Existem sucos de laranja e mirtilos, cereais matinais e barras de cereais enriquecidos com cálcio. Explore as lojas.

Reduzir o sal. Um elevado nível de sal na dieta aumenta a quantidade de cálcio que perde o corpo. Muitos alimentos processados são ricos em sal; tente não adicionar mais ao cozinhá-los ou à mesa.

Comer menos. Alguns alimentos têm muito ácido oxálico e reduzem a absorção de cálcio: espinafre, ruibarbo, ervilhas e chocolate. Outros contêm ácido fítico e bloqueiam a absorção de cálcio como farelo de trigo. Reduza o consumo de todos esses alimentos.

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