Apneia do sono é um distúrbio mais comum do que pensamos e que oprime a pessoa que sofre durante o sono, sendo também perigoso. Por isso, vamos ver uma série de remédios caseiros para tratar a apneia do sono. Veja também: "Como Tratar a Apneia do Sono".

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O que é apneia do sono?

A primeira questão que devemos determinar é em que consiste a apneia do sono. Trata-se do cessar completo do fluxo de ar para os pulmões durante pelo menos 10 segundos, ou seja, que não recebemos ar durante pelo menos 10 segundos enquanto dormimos.

Os sintomas que devem nos alertar de que estamos sofrendo ou de que alguém tem apneia do sono é não conseguir ter um sono reparador, nos sentirmos cansados de forma constante, refluxo gastroesofágico, perda de memória ou dificuldade de concentração, dores de cabeça... Inclusive ansiedade e depressão.

Remédios Caseiros Para Tratar Apneia do Sono

Como tratar apneia do sono com remédios caseiros

Então vamos ver quais remédios caseiros podemos tomar para mitigar ou acabar com este problema de apneia do sono:

  • Dormir de lado: com o rosto para baixo, são posturas que evitam que a língua e palato mole descansem sobre a faringe e a obstruam.
  • Perder o excesso de peso: é um aspecto muito importante na luta contra a apneia do sono, notaremos melhoras muito significativas.
  • Exercícios vocais: pronunciamos vogais abertas ou palavras que as contenham, enquanto inalamos pelo nariz e expiramos pela boca.
  • Tabaco: se você não havia encontrado uma razão convincente para se livrar deste hábito já tem, pois o tabagismo pode fazer com que se acumule líquido na garganta e inflamar as vias respiratórias superiores.
  • Yoga: os exercícios de respiração deste esporte podem resultar muito benéficos para controlar e abrir nossas vias aéreas.
  • Inflar balões: devemos fazê-lo da seguinte forma: inflamos um balão, soprando cinco respirações profundas e sem retirar em nenhum momento dos lábios.
  • Álcool: diga adeus ao álcool e as drogas com efeito sedativo, pois fazem com que os músculos relaxem e obstruam novamente as vias aéreas.
  • Cafeína: temos que evitar o consumo de bebidas com cafeína que podem interferir com o ritmo natural do sono.
  • Infusões: de valeriana, tomilho, sálvia, hortelã, lavanda ou menta. Faremos gargarejos com elas e as tomaremos, pois contribuem para a apneia do sono e o ronco. O chá de sálvia é especialmente bom, devemos tomá-lo uma hora antes de dormir.
  • Cama: sempre que for possível é muito positivo elevar a cabeceira da nossa cama cerca de 10 centímetros, no entanto, isso raramente pode ser feito, especialmente por questões técnicas.
  • Jantar: devemos evitar os jantares pesados, é melhor você ir com um pouco de fome para a cama do que com o estômago cheio.

Embora todos esses remédios nos ajudem a combater os problemas decorrentes da apneia do sono, de modo algum substituem a opinião nem o diagnóstico médico, por isso, não devemos deixar de procurar um profissional para nos tratar. Além disso, esses remédios caseiros podem variar em seus resultados de acordo com diversos fatores, como a própria pessoa ou a insistência que dedicamos.