Para uma pessoa que não consegue se concentrar, será impossível realizar tarefas como terminar o trabalho designado oportunamente, com todos os detalhes necessários, desfrutar de livros, para não mencionar filmes, peças de teatro, concertos e dança.

Também não poderá aprender outras matérias, idiomas, esportes, artesanato e hobbies, ou simplesmente lembrar os nomes de pessoas, ou seguir instruções.

Quando a atenção é desviada, a causa pode ser uma ou outra preocupação, tensão, falta de interesse no tema tratado, fome e falta de sono.
Neste sentido, algumas mulheres têm dificuldade em concentrar-se nos últimos meses de gravidez ou durante a menopausa, quando a insônia é um problema comum.

Aqui apresentamos alguns remédios caseiros e naturais que podem ajudar a conseguir a atenção.

Remédios caseiros para melhorar a concentração:

  • Coloque um punhado de flores de espinheiro e preencha um copo de água que está fervendo. Quando esfriar, retire as flores e tome pequenos goles. Beba uma xícara durante a refeição, e outra durante o jantar. Este remédio resulta adequado quando a pouca concentração é devido à falta de sono.
  • Despeje uma colher de sopa de pétalas de papoula em 100 gramas de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Coe e tome 2-4 xícaras por dia; duas xícaras na hora de dormir. Este remédio, como o anterior, ajuda em caso de falta de concentração devido à insônia.
    Remédios Para Melhorar a Concentração
  • Descansar sobre uma almofada cheia de flores de lúpulo.
  • Misture 30 gramas de raiz de valeriana e 15 gramas de urze e extraia 1 colher de sopa da mistura. Despeje em uma xícara de água; maceração a frio seguida por decocção. Tome uma xícara antes de dormir se você sofre de tensão nervosa que causa falta de concentração.
  • Misture 20 gramas de pétalas de rosa; 10 gramas de casca de laranja amarga, folhas de laranja e flores de laranjeira, e 5 gramas de lúpulo e extraia 1 colher de sopa da mistura. Despeje em uma xícara de água e deixe ferver por 5 minutos. Tome 3 vezes por dia em caso de tensão nervosa que dificulta a concentração.
  • Consuma diariamente um punhado de tâmaras ou ameixas, já que são alimentos ricos em minerais como boro, cuja falta na dieta dificulta a concentração.
  • Ingerir alimentos ricos em ferro e zinco como feijão e carnes, minerais que são necessários para conseguir uma maior concentração.

Recomendações:

Afaste-se das distrações. Feche a porta, desligue a televisão e desligue o telefone, assim terminará com muitas distrações. Se necessário, diga às pessoas que compartilham um espaço com você que lhes agradeceria se não o incomodassem.

Faça as atividades uma de cada vez. É difícil se concentrar em uma tarefa quando se executa várias ao mesmo tempo. Provavelmente demorará mais e cometerá mais erros, porque é impossível, simplesmente, que sua mente esteja em dois trabalhos ao mesmo tempo. No entanto, se for dado algum tempo para cada tarefa ou projeto, você os resolverá um por um.

Respire fundo. A angústia ofusca a concentração. A respiração profunda silencia aquela voz interior insidiosa que repete: “Eu posso terminar isso? Ficará tão bom quanto o necessário?” Respire fundo e mantenha o ar cinco segundos enquanto pressiona uma mão contra a outra: dedos contra dedos e palma com palma. Em seguida, expire lentamente através da sua boca, ao mesmo tempo em que relaxa as mãos. Faça isso cinco ou seis vezes, até que comece a relaxar.

Surpreenda seu cérebro. As atividades que colocam para trabalhar o seu cérebro – ler livros sobre temas novos para você, resolver palavras cruzadas, aprender outros idiomas ou instrumentos – se traduzem em um raciocínio mais lúcido, de acordo com alguns estudos.

Ambientar com um pouco de música. Existem pessoas que trabalham melhor em completo silêncio, enquanto outras o fazem com música de fundo.

Faça uma pausa depois de uma hora. Concentrar-se é uma coisa, mas manter o foco é outra. Depois de um tempo, seu cérebro (e o resto do seu corpo) precisa de uma pausa. Para descontrair e voltar a se concentrar, dê uma volta no quarteirão.

Concentre-se no exercício. Um programa de exercício regular – rotinas constantes de 45 minutos cada uma – também melhoram a sua capacidade de concentração. Um grupo de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh colocou algumas mulheres para caminhar em bandos, e pediu-lhes que continuassem até que queimassem 350 calorias. Depois disso, elas disseram que se sentiam mais lúcidas. Essa quantidade de calorias equivale a caminhar três milhas em cerca de 45 minutos, a um ritmo de quatro milhas por hora. Aparentemente, o exercício melhora o fluxo de oxigênio para o cérebro. Também contribui para aliviar a ansiedade e a depressão que distraem a atenção.

Comer alguma coisa. A concentração sofre lapsos quando baixam seus níveis de açúcar no sangue. Por outro lado, as refeições frequentes, em pequenas quantidades, mantêm esses níveis. Portanto, se você está prestes a se envolver em uma tarefa que exige concentração, coma algo – meio sanduíche de atum -, por exemplo, ou alguma outra combinação de proteínas e carboidratos. Os estudos concluem que uma combinação de proteínas e carboidratos é mais apropriada do que consumir apenas proteínas ou apenas carboidratos.

Procurar o médico. Se quando você era criança tinha dificuldade para se concentrar no trabalho escolar e agora como um adulto continua com a mesma, talvez a causa seja uma questão de hiperatividade, também chamado Mal da Falta de Atenção (MFA). Os sintomas característicos são impulsividade, falta de atenção e hiperatividade, que causam atritos no trabalho e nas relações interpessoais.

Contate o seu médico de clínica geral, este o tratará mediante uma terapia que visa modificar o comportamento, medicação, ou com ambos.