As defesas são a nossa ferramenta mais importante de sobrevivência. O organismo tem o sistema imunológico para proteger-se das agressões que alteram o seu estado de saúde, por isso é importante tomar cuidado e manter as defesas sempre altas.

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Neste artigo te ensinamos quais são os reforços imunológicos naturais e como você pode usá-los com sabedoria para preservar sua saúde.

  • Frutas e vegetais: Ao ter uma dieta balanceada com frutas e vegetais crus se estimula o sistema imunológico, já que faz com que o pH do corpo torne-se mais alcalino do que ácido, o que ajuda a manter os germes fora.
  • Água potável: Sempre é preciso manter uma boa hidratação, beber bastante água e evitar tanto quanto possível as bebidas adoçadas artificialmente, já que suprimem o sistema imunológico.
  • Vitamina C: Além de consumir alimentos ricos em vitamina C, é necessário ingerir suplementos alimentares com a mesma para assegurar a dose completa de ácido ascórbico diária.
  • Ovos: Os ovos contêm ferro, biotina e vitamina B12. Este alimento ajuda a fortalecer o cabelo, já que combate a anemia por carência de ferro, que é muitas vezes a causa de perda de cabelo em mulheres.
  • Sabugueiro: O sabugueiro é bom para muitas coisas, se utiliza ​​para aliviar as constipações, gripe, febre, ou para queimaduras e cortes, assim como para estimular o sistema imunológico.
  • Alho: Apesar do seu odor, o alho é outra ótima opção para fortalecer o sistema imunológico e ter as defesas sempre altas. É possível consumir cru picado em um copo de água ou adicioná-lo às refeições (sem submetê-lo ao cozimento). Também existem comprimidos de alho inodoros para aqueles que não suportam o aroma deste alimento.
  • Probióticos: Todos nós precisamos de um intestino saudável, mas, graças aos alimentos processados ​​e os antibióticos, isso se torna difícil. Por isso, é necessário melhorar o sistema imunológico consumindo iogurte, probióticos encapsulados ou comprimidos.
  • Gengibre: O gengibre ajuda a limpar o sistema linfático e impede a acumulação de toxinas que nos fazem susceptíveis a infecções, especialmente no sistema respiratório.
  • Aveia: É um alimento saudável, possui fibra solúvel que reduz o LDL, ou colesterol ruim.
  • As sementes de abóbora: As sementes de abóbora são ricas em magnésio, podem ajudar a diminuir a pressão arterial e reduzir o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
  • Sálvia: Seu extrato funciona como um expectorante ajuda o organismo a retirar o muco do trato respiratório e aliviar a tosse. É uma boa alternativa para expectorantes comerciais, se consome facilmente, apenas basta uma gota no chá ou água quente.
Saiba como Aumentar as Defesas do seu Sistema Imunológico de Forma Natural

Para mais informações, não deixe de conferir o artigo "Como Fortalecer o Sistema Imunológico".