Saiba Quais Os Benefícios Do Treinamento De Resistência

O exercício físico deve fazer parte da sua rotina para manter a saúde. Tem sido comprovado que se manter ativo oferece vários benefícios para o corpo e a mente. O treinamento de força ou resistência, em particular, pode fazer com que você se mantenha forte e se sinta jovem por mais tempo. Aqui, te contamos por que.

Além de queimar calorias, os exercícios de resistência ou com pesos te dará tônus e definição aos seus músculos e fortalecerá seus ossos. Isto é importante por diferentes razões, especialmente quando a passagem dos anos começa a ser notada e sentida no corpo.

Por que com o passar dos anos? Vejamos. Entre 30 e 40 anos de idade começa uma redução natural da força muscular, que se acelera depois dos 50, e a melhor coisa que você pode fazer para retardar esse processo e manter sua força muscular é seguir um treinamento de resistência.

Saiba Quais os Benefícios do Treinamento de Resistência

Além disso, quando a musculatura está enfraquecida pela passagem do tempo, o metabolismo começa a trabalhar de forma mais lenta e suas necessidades calóricas diminuem. Então, a não ser que você coma menos, terá mais chances de ganhar peso. Como evitar? Mantendo seus músculos fortes. Assim, seu corpo também queimará mais calorias.

Ao mesmo tempo, manter os músculos fortes também ajuda a proteger os ossos e reduzir a perda de densidade óssea que também se produz com a idade (que pode se converter em osteoporose, por exemplo, e torna mais fácil sofrer fraturas e fissuras nos ossos).

Parecem poucos motivos para ficar em forma? Continue lendo, já que as razões para manter os seus músculos fortes não terminam aqui. Qualquer movimento que você deseja fazer precisa de força muscular, desde se levantar de uma cadeira e abrir um frasco até correr meia quadra para pegar o ônibus. Além disso, se manter forte te ajudará a se sentir bem e elevar sua autoestima.

Leia também: "Como Combinar Treinamentos de Força e Resistência".

Por outro lado, com a idade podem aparecer novas doenças, das quais seria possível reduzir os sintomas e/ou retardar sua progressão se você pratica um treinamento de resistência. Por exemplo, dor nas costas, artrite, depressão, diabetes, doenças cardíacas e osteoporose. Claro, o treinamento com pesos também te permite manter o equilíbrio e a coordenação, de modo que te ajuda a evitar quedas e prevenir lesões.

Por outro lado, existem pesquisas que mostram o poder do exercício físico sobre a mente. Desta forma, se manter forte também te ajudará a evitar a perda de memória que ocorre com a idade.

Agora, sim, está convencido (a)? Antes de começar qualquer rotina lembre-se de consultar o seu médico para saber se você deve evitar algum movimento ou se deve ter algum cuidado especial de acordo com o seu estado de saúde. As pessoas com problemas cardíacos, por exemplo, ou aquelas que têm pressão arterial elevada, podem obter muitos benefícios do exercício, mas devem ter alguns cuidados. O mesmo se aplica às pessoas que têm problemas nas articulações, para citar alguns exemplos.

Da mesma forma, lembre-se que - como a experiência - a força se obtém pouco a pouco e com o tempo. Por isso, o melhor é começar lentamente, com pouco ou nenhum peso e com sessões curtas que podem ser intensificadas à medida que o seu corpo estiver preparado para fazer mais força e suportar mais peso. Leve em conta que exagerar pode ter o efeito oposto e causar lesões.

Além disso, existem movimentos que à primeira vista parecem fáceis, mas não são e um movimento errado também pode fazer você se machucar. Aprenda a ouvir o seu corpo, que te dirá se algo não faz bem, mas enquanto o faz, é aconselhável procurar aconselhamento profissional com um instrutor qualificado. Depois de conhecer as rotinas, então sim, você poderá praticá-las em qualquer lugar e poderá seguir desfrutando de um corpo saudável e prolongando a juventude do seu corpo, além do tempo.

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