Nesta ocasião, vamos dar algumas dicas para parar de fumar, se seguidas corretamente podem levar ao sucesso pessoal, talvez um dos maiores da sua vida.

PASSO 1: Para o Desejo de Parar de Fumar

Você deve saber por que deseja parar de fumar, medo de câncer, problemas vasculares, problemas pulmonares, desconforto social, etc. Pode demorar um ou dois dias para pensar sobre suas razões para deixar de fumar:

  • Melhorar a saúde, dor de garganta, tosse, fadiga, exercício, infecções repetidas.
  • Não piorar a saúde já comprometida, medo de doença, o dobro do risco de doença cardíaca, enfisema seis vezes, 10 vezes mais câncer de pulmão, em menos de 5-8 anos.
  • Problemas financeiros (dinheiro).
  • Dar exemplo para as crianças (filhos ou parentes em geral).
  • Não piorar a saúde da criança.
  • Melhorar as condições no trabalho, família e meio social.
  • Razões estéticas, mau hálito, dentes amarelos, rugas.

PASSO 2: Engordar ao Parar de Fumar

Você deve então executar uma profunda reflexão. Você também deve pensar na obesidade que possivelmente irá ocorrer e estar ciente antes de prosseguir para a próxima etapa.

Tome uma decisão positiva. Nesta situação, você deve tomar uma decisão positiva:

Dez Passos Para Parar de Fumar

Eu Parei!

Esta escolha deve ser uma ação definitiva com base em um julgamento racional.

Nos dias seguintes, é preciso fazer esta reflexão tão frequentemente quanto a sua vontade de fumar novamente.

Este desejo é típico da abstinência de nicotina, mas você deve levar em consideração sua vida futura sem fumar. Tomar essa decisão gera imediatamente uma defesa no desejo de fumar.

Você deve escolher uma data, um aniversário, gravidez, etc. Deve ser um dia associado com uma mudança de vida, uma antes e depois.

Leia também: “Alimentação Saudável Para Aqueles Que Deixaram de Fumar“.

PASSO 3: A Maior Vontade é nos Primeiros Dias

Depois de deixar o tabaco é preciso manter um pensamento firme, o melhor para mim é não fumar.

A decisão de deixar de fumar deve ser uma decisão de alguns dias, não é uma decisão de forma lenta e em meses. A pior parte é nos primeiros três dias. Depois de cinco dias o desejo de fumar é menos intenso e mais facilmente superado.

Para ajudar a superar esta fase pense na dieta e conselhos para a vida posterior a essa fase, mas deve sempre pensar no presente e tomar a decisão de não fumar neste dia, não pensar no futuro, adiando uma decisão.

Deve saber as possíveis causas do abandono, para poder superar as tentativas muitas vezes frustradas.

No momento da vontade de fumar, respire profundamente, relaxe, beba água, masque um chiclete.

O desejo é um período curto de tempo, geralmente minutos que passam rapidamente, se controlados da próxima vez verá que será muito mais fácil e não irá precisar disso o dia todo.

Se você tiver insônia, evite o café e pratique exercício.

Pessoas que sofrem de constipação devem comer alimentos ricos em fibras (cereais, legumes).

Para o nervosismo evite o café, pratique exercícios, tome um banho, etc.

Para fadiga durma longas horas, seja paciente.

Você também deve avaliar os pontos positivos:

Aos 20 minutos:

  • Pressão arterial baixa ao normal.
  • A taxa cardíaca diminui para o valor normal.
  • A temperatura das mãos e dos pés aumenta até o seu ponto normal.

Após 8 horas:

  • A concentração de monóxido de carbono no sangue cai para o normal.
  • A concentração de oxigênio no sangue aumenta ao normal.

Às 24 horas:

  • Reduz o risco de sofrer um ataque cardíaco.

Após a realização das primeiras 48 horas:

  • Terminações nervosas começam a se regenerar.
  • Aumenta a acuidade do olfato e do paladar.
  • Caminhar se torna mais fácil.

De 2 a 3 semanas:

  • Melhora a circulação.
  • A função pulmonar aumenta em até 30%.

1-9 meses de idade:

  • Diminuição da tosse, congestão nasal, fadiga e falta de ar.
  • Crescem cílios nos pulmões, aumentando a capacidade de retirar o catarro dos pulmões e resistir às infecções.

Um ano depois, o risco de doença cardíaca coronariana é 50% menor do que a de um fumante.

PASSO 4: Dieta no Período Inicial

Faça refeições leves, a prioridade são frutas e vegetais em grande quantidade, além de melhorar a abstinência, fornecem vitaminas C e B.

Não coma carne ou peixe frito ou cozido, pule as sobremesas açucaradas.

O açúcar pode prejudicar a absorção de certas vitaminas que são essenciais para estes dias (melhora a função nervosa).

Não use temperos fortes, mostarda, pimenta, pimentão, estes produtos aumentam o desejo pelo cigarro.

Cuidado com bolos, doces, chocolate, tenha em mente que não quer engordar e que não combina com você.

Idealmente, tome apenas sucos de frutas no primeiro dia, mas é importante comer. Para seu trabalho ou atividade, damos um conselho:

  • Café da manhã: frutas frescas, cereais com leite frio, uma fatia de pão.
  • Alimentação: sopa, sanduíche de presunto, salada, frutas frescas.
  • Jantar: sopa, salada, queijo, batatas cozidas, presunto, frutas frescas.

Leia também: “Deixar de Fumar – Remédio Caseiro Para Ajudar a Parar de Fumar“.

PASSO 5: O Que se Deve Beber Quando Parar de Fumar

Muito líquido, 5 ou 6 copos de água por dia, ou suco de fruta natural ou leite.

É importante remover a nicotina para prevenir a ansiedade, além de ser necessário para o sistema nervoso.

Não beba café ou chá são estimulantes do sistema nervoso e geram mais ansiedade de fumar. Não tome álcool, fica pior o julgamento levando a pensamentos em desistir e estimula o cérebro.

É fatal a associação do fumo-álcool, é quase um par inseparável.

PASSO 6: Banhos com Mais Frequência ao Parar de Fumar

Água em seu corpo. Você deve frequentemente ir para o chuveiro e tomar banhos frequentes na primeira semana, a pele é um órgão excretor e, portanto, a água estimula o corpo a secretar a nicotina por esta função te ajudando a passar pelo período de abstinência da nicotina e limpar o corpo.

PASSO 7: Após as Refeiçoes, Fase de Maior Vontade de Fumar

Aumente a inalação de oxigênio. Você deve realizar respirações profundas de ar, em momentos de ansiedade e especialmente após as refeições. Deve mover-se e caminhar, especialmente após o almoço ou o jantar por 15/20 minutos. Faça exercício e nunca se sente depois de comer.

PASSO 8: Manter Hábitos Rígidos

Ir para a cama na hora certa, oito horas de sono e levantar-se para um desjejum (café da manhã) adequado. Coma o que deve comer nas horas certas e faça o exercício físico necessário.

PASSO 9: Assistência Externa

Você deve ter família ou amigos para apoiá-lo em seu objetivo.

Tentando encorajar o ambiente ao seu projeto vai gerar mais satisfação e irá apoia-lo. Se você tiver uma fé religiosa busque apoio nela, nos momentos de fraqueza pode ser útil.

PASSO 10: Acredite em Você, Parar de Fumar Não é tão Difícil Quanto Parece

Muitas pessoas não conseguem abandonar o vício por que não acreditam em si mesmas, esteja ciente de que vai conseguir algo grande.

Nunca esqueça as razões da sua decisão, um hábito de anos, deve ser rigidamente controlado todos os dias, não deve ser esquecido em cada noite, você escolheu parar de fumar!!!