Tipos De Adoçantes Naturais

Os adoçantes servem como um substituto do açúcar, e também podem te ajudar a perder peso, manter a saúde do diabético e prevenir as cáries.

Os adoçantes típicos, como o aspartame não contém nenhuma caloria, mas não são derivados de fontes vegetais. Entre os adoçantes naturais se destaca o mel, xarope de bordo, agave, melaço e o concentrado de uva, mas muitas dessas fontes contêm muitas calorias.

Estes adoçantes provêm de fontes vegetais, mas como os produtos são processados​​, ficam diminuídas suas qualidades naturais. Embora os adoçantes não contenham calorias, ainda existem alguns riscos, já que se você está controlando o consumo de carboidratos, é importante ler os rótulos dos alimentos, pois alguns alimentos têm carboidratos para realçar o sabor e proporcionar mais substância aos produtos.

Existem determinados tipos de adoçantes sem calorias naturais, porque os ingredientes originais são derivados de plantas, como aqueles elaborados a partir de extratos de folhas de stevia.

Tipos de Adoçantes Naturais

A stevia possui um poderoso glicosídeo: o esteviosídeo, que tem um sabor de longa duração e é de cerca de 300 vezes mais doce do que o açúcar. Os glicosídeos que contém minerais, como cálcio, potássio, ferro, fósforo, magnésio e zinco, ao metabolizados completamente no corpo, e não se acumulam, não fornecem calorias, por isso stevia é útil para perder peso; também não se quebra com o calor, por isso pode ser usado em diversas receitas.

Em vários estudos foi comprovado que elevadas doses de esteviosídeo reduzem a pressão arterial e a inflamação e tem propriedades antioxidantes; embora sejam necessárias mais pesquisas antes que possa ser recomendado como um agente terapêutico.

Existe a hipótese de que a stevia poderia ajudar as pessoas diagnosticadas com diabetes ou síndrome metabólica, uma vez que protege contra as flutuações de glicose no sangue. Devido ao fato de que o diabetes tipo 2 está associada à produção ineficiente de insulina, a stevia é uma alternativa ideal para outros adoçantes, além de possuir um índice glicêmico de zero.

Recomenda-se precaução para as mulheres grávidas ou em período de amamentação, crianças e pessoas com doenças cardiovasculares ou diabetes, mas o uso ocasional de stevia é considerado seguro. Pode ser consumido entre 0 mg a 4 mg por kg de peso corporal por dia de forma segura.

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