O primeiro passo que deve dar à pessoa com um vício é reconhecer que tem um problema de dependência de medicamentos, seguido da obtenção de ajuda. A partir daqui será o médico que decidirá que tipo de tratamento para dependência de medicamentos é o mais conveniente para o paciente.

Como tratar a dependência de medicamentos:

O especialista é quem recomendará como tratar a dependência de medicamentos, já que isso depende de vários fatores, incluindo o tipo de substância e como afeta o paciente. Normalmente, o tratamento inclui uma combinação de programas ambulatoriais, psicoterapia, grupos de auto-ajuda e medicação.

Programas Ambulatoriais. Estes programas de tratamento de vícios se concentram, muitas vezes, em recuperar a sobriedade e na prevenção de recaídas e podem ser realizados individualmente, em grupos, e através de sessões familiares. Também será levado em conta o grau de dependência, o comportamento do paciente e o tipo de substância consumida.

Tratamento Para a Dependência de Medicamentos

Psicoterapia. Este tratamento para dependência de medicamentos pode ser individual ou com sessões familiares diante de um especialista. Ajuda a combater o desejo de consumir a substância e lidar com as possíveis recaídas, que são fundamentais para que estes programas de dependência sejam eficazes. Se a família do paciente pode participar, existe uma maior chance de resultados positivos.

Grupos de auto-ajuda. Podem ajudar o paciente a conhecer outras pessoas com o mesmo problema, o que muitas vezes aumenta a sua motivação, enquanto que estes grupos podem ser uma fonte útil de informação.

Medicação. Ajuda com os sintomas de abstinência, já que o objetivo principal é eliminar a substância viciante para fora do corpo do paciente, tão rapidamente quanto possível. Às vezes, são dadas doses que vão sendo reduzidas gradualmente e em outras uma substância substituta. Embora isso dependerá do vício da pessoa e de outros fatores que avaliará o especialista para a recuperação do paciente.

O que você acha deste tratamento para o vício em medicamentos? Você já os aproveitou em alguma ocasião? Como foi a sua experiência?